O presidente do Conselho Europeu afirmou que a UE está empenhada no futuro europeu da Bósnia, ao visitar Sarajevo na terça-feira para se encontrar com membros da presidência tripartida, no âmbito da sua visita aos Balcãs.
Após a sua viagem a Belgrado, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, visitou Sarajevo na terça-feira, no âmbito da sua viagem pelos Balcãs. Foi recebido calorosamente à sua chegada, antes de se reunir com a presidência da Bósnia.
Numa declaração, o chefe do Conselho Europeu anunciou que a UE "continua empenhada" no futuro europeu do país. Elogiou também Željka Cvijanović, Denis Bećirović e Željko Komšić - membros da presidência tripartida do país dos Balcãs Ocidentais - pelo seu papel na manutenção da estabilidade e da segurança no país e na região.
Recentemente, as tensões internas têm vindo a aumentar devido às ações do líder da entidade Republika Srpska (RS), Milorad Dodik, que as autoridades estatais denunciaram como atentatórias da ordem constitucional do país.
As potências ocidentais e a UE condenaram Dodik pelas suas provocações, depois de este ter sugerido que o Acordo de Dayton, o acordo de paz que pôs formalmente termo à guerra da Bósnia em 1995, tinha ultraado o seu objetivo.
Na sua declaração, Costa sublinhou a importância dos Acordos de Dayton, que este ano assinalam o seu 30º aniversário.
"E este ano, no 30º aniversário do genocídio de Srebrenica e do Acordo de Dayton (e) de Paris, penso que é uma mensagem importante a recordar", disse .
O presidente do Conselho Europeu sublinhou ainda que são necessárias algumas reformas para garantir que a Bósnia se mantém na via da adesão à UE.
"Precisamos da aprovação de duas leis judiciais, da nomeação de um negociador-chefe e da adoção da agenda de reformas para avançar na via da adesão da Bósnia-Herzegovina à Europa".
A Bósnia é o único país que não beneficia do Plano de Crescimento da UE para os Balcãs Ocidentais. Costa sublinhou que a implementação destas reformas é de extrema importância para garantir que os cidadãos da Bósnia beneficiam do plano da UE.
"Gostaria que a Bósnia e Herzegovina se juntasse aos outros parceiros dos Balcãs Ocidentais e beneficiasse de tudo o que a União Europeia tem para oferecer", salientou o presidente do Conselho.
Na quarta-feira, Costa deslocar-se-á ao Montenegro e à Albânia para se reunir com o presidente Jakub Milatović em Podgorica e com o presidente Bajram Begaj em Tirana. Concluirá a sua viagem com uma visita a Skopje, na Macedónia do Norte, onde se encontrará com o primeiro-ministro Hristijan Mickoski.