O Papa Francisco morreu na segunda-feira de Páscoa, aos 88 anos. Em todo o mundo, incluindo na Roménia, onde a religião católica representa uma minoria, foram organizadas cerimónias em sua honra.
Os católicos da comuna de Răducăneni, no nordeste da Roménia, reuniram-se para homenagear o Papa Francisco com uma missa especial e várias orações em sua memória.
Cerca de 700 famílias católicas vivem em Răducăneni, situada a 60 quilómetros da cidade de Iași. A Roménia é um país esmagadoramente cristão ortodoxo, onde os católicos representam apenas cerca de 4% da população.
Os paroquianos da igreja local de Răducăneni acenderam velas e juntaram-se aos sacerdotes para rezar pelo falecido Sumo Pontífice argentino, que liderou a Igreja Católica durante 12 anos e que morreu na segunda-feira de Páscoa, aos 88 anos, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral que o levou ao coma e a uma insuficiência cardíaca.
"O mundo católico e não só está certamente de luto. A morte do Papa Francisco afetou-nos a todos", disse o paroquiano Ionuț Bișog.
Após o serviço religioso, a comunidade reuniu-se no cemitério, onde os sacerdotes conduziram as orações. Os sinos das igrejas da Diocese de Iași tocarão diariamente ao meio-dia durante o período de luto oficial.
O Papa Francisco visitou a região em 2019, durante uma viagem histórica à Roménia. Cerca de 150 mil pessoas encheram as ruas da cidade para a ocasião, incluindo muitas de Răducăneni.
Cecilia Lupu, 83 anos, ainda guarda uma fotografia do Papa Francisco dentro do seu livro de orações. "Ele morreu, abençoado seja. Chorei na igreja durante o requiem", diz à Euronews.
Os paroquianos recordam a visita de 2019 com reverência. "Era o Papa da misericórdia, o Papa do amor, o Papa dos pobres", diz Liliana Augustin.
"Ele era um homem muito humilde", diz Eduard Bișog. "Um homem de uma bondade intrínseca extraordinária".
Os líderes romenos, incluindo o presidente Ilie Bolojan e o primeiro-ministro Marcel Ciolacu, prestaram homenagem ao Papa Francisco esta semana.
"Nestes momentos de luto e profunda tristeza, estendo as minhas condolências aos católicos da Roménia e de todo o mundo, bem como a todos aqueles para quem o Papa Francisco foi um farol espiritual orientador", escreveu Bolojan no X na segunda-feira.