O futuro chanceler alemão quer formar governo até à Páscoa.
As negociações sobre a coligação governamental alemã atingiram um novo patamar esta sexta-feira, de acordo com os líderes partidários em Berlim.
O provável futuro chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, disse que ainda há obstáculos a ultraar, mas está confiante de que vai conseguir fazê-lo: o líder da CDU está empenhado em formar um governo antes da Páscoa, mas as negociações estão a revelar-se complicadas.
Atualmente, os democratas-cristãos e os sociais-democratas estão em desacordo quanto à forma de financiar as promessas da campanha eleitoral. Nomeadamente, se serão aumentados os impostos para as pessoas com rendimentos mais elevados ou para as empresas. Também ainda não chegaram a um acordo sobre as pensões e o serviço militar obrigatório.
No entanto, com os desafios que a Alemanha está a enfrentar com a economia e Donald Trump como presidente, os políticos estão sob pressão para formar um governo e eleger um chanceler o mais rapidamente possível, pelo que é provável que sejam feitas concessões de ambos os lados.