Alguns candidatos pediram a anulação dos resultados, mas o tribunal optou antes por ordenar uma recontagem. O populista de direita Călin Georgescu, que se popularizou no TikTok, ficou em primeiro lugar.
Após Călin Georgescu, que se popularizou no TikTok, ter vencido a primeira volta das eleições presidenciais na Roménia com 23% dos votos, o Tribunal Constitucional do país decidiu decretar a recontagem dos votos, uma decisão que vai agora ser analisada pela Comissão Eleitoral. Georgescu, de extrema-direita, derrotou nomes bem estabelecidos do sistema político nacional.
Dois dos candidatos derrotados, Christian Terheș e Sebastian Popescu, apresentaram queixas relacionadas com o processo eleitoral - com o segundo a alegar que Călin Georgescu enganou o eleitorado e recebeu apoio estrangeiro para reforçar a campanha.
Já Christian Terheș, segundo noticiou a imprensa local, aponta que a retirada de outro candidato pouco antes das eleições confundiu o eleitorado e poderia constituir, inclusive, um crime de fraude eleitoral.
O Tribunal Constitucional decidiu a recontagem e não a anulação dos resultados da primeira volta das eleições presidenciais, como tinha sido pedido.
O candidato tem-se recusado a comentar diretamente as suspeições associadas à sua vitória, mas garantiu anteriormente não ter qualquer orçamento para a campanha e que foi ajudado por voluntários.
Um dia antes das eleições de domingo ado, o antigo perito em desenvolvimento sustentável não superava os 5% nas sondagens, pelo que a sua vitória no escrutínio acabou por surpreender a classe política da Roménia.
Se a sua vitória na primeira volta não for anulada, defrontará a centrista Elena Lasconi, que tem um claro posicionamento pró-europeu, na segunda volta das eleições, a 8 de dezembro.
O fenómeno do TikTok
O candidato, atualmente com 62 anos, construiu uma campanha de sucesso através da aplicação chinesa TikTok, onde publica vídeos em que aparece na igreja, a correr e a participar em podcasts.
O sucesso na aplicação foi tal que o vice-presidente do regulador de telecomunicações do país, a ANCOM, pediu a suspensão do TikTok na Roménia a partir desta quinta-feira, devido ao receio de que a sua campanha tivesse sido impulsionada pelo recurso a bots.
A popularidade de Georgescu aumentou exponencialmente nas últimas semanas, tendo conquistado 52 milhões de visualizações alguns dias antes da primeira volta da votação.
Pavel Popescu, vice-presidente da ANCOM, informou ter pedido a suspensão da aplicação até “à conclusão da investigação das instituições estatais sobre a manipulação do processo eleitoral”, segundo o site de notícias Profit.
O Conselho Nacional do Audiovisual da Roménia também pediu à Comissão Europeia para que abrisse um inquérito formal sobre o papel detido pela aplicação nestas eleições.
O TikTok rejeitou as alegações, argumentando que aplica as diretrizes da sua comunidade “de forma agressiva”.
Quem é Călin Georgescu?
Georgescu concorreu de forma independente, assumindo um posicionamento de extrema-direita, e não era muito conhecido. Superou a maioria das sondagens locais, causando um choque no establishment político romeno à medida que ascendia na contagem dos votos.
De acordo com o seu site, Georgescu é doutorado em pedologia, um ramo da ciência do solo, e ocupou diferentes cargos no Ministério do Ambiente da Roménia na década de 1990.
Entre 1999 e 2012, foi representante da Roménia no comité nacional do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.
Călin Georgescu, que tem criticado a adesão da Roménia à NATO, é ainda conhecido pelas suas declarações polémicas relativamente ao presidente russo, Vladimir Putin, que considerou ser um dos últimos verdadeiros líderes mundiais.
Ainda assim, apelou ao fim da guerra na Ucrânia e descreveu como “heróis” dois líderes romenos colaboracionistas nazis da Segunda Guerra Mundial.