Este antigo circo da cidade belga, um edifício do século XIX, reabriu como espaço de exposições, trabalho e lazer.
O artista plástico e programador Bjørn Staal trouxe a primeira exposição para a Wintercircus Aren de Gante, depois de esta ter aberto as suas portas em setembro de 2024. “Entangled” é uma instalação de arte digital única que reúne robótica, algoritmos generativos e interação digital. O Wintercircus já está a atingir o seu objetivo: fazer “malabarismos” com a arte, a cultura, a tecnologia, a criação e a inovação; e também tornar-se parte do tecido da cidade.
"A instalação que vê aqui foi feita especificamente para este espaço", conta o artista. "Poder colocar esta instalação no meio do edifício e vê-la lá de cima e de todos os ângulos diferentes... é um espaço muito propício para mostrar instalações artísticas. É também interessante o contraste entre o edifício antigo e isto, que é uma instalação de alta tecnologia".
"Quero que as pessoas vejam que se pode usar a tecnologia de forma criativa, talvez de formas que não estavam previstas. Penso que uma coisa relevante para este edifício é a forma como a tecnologia pode ser utilizada para aproximar as pessoas, em vez de ser uma coisa que talvez nos afaste mais, com as pessoas a olharem para os seus ecrãs a toda a hora", acrescenta.
"Experimentar o edifício em si, ar por todos estes espaços fantásticos, cafés e restaurantes, e também por este espaço coletivo onde nos podemos sentar e trabalhar, e saber que estes costumavam ser estábulos onde estavam os cavalos e os elefantes, acrescenta um contexto muito interessante ao facto de estar neste espaço. Tem sido uma sinergia muito boa trabalhar com as pessoas e com o conhecimento neste espaço, para criar algo único para este edifício. É um ambiente muito fixe para conhecer muitas pessoas que têm esse interesse e conhecimento profundo sobre tecnologia", conclui.