O governo pretende reintroduzir o serviço militar obrigatório a partir de setembro do próximo ano, enquanto aguarda a aprovação do Parlamento.
A Sérvia pretende reintroduzir o serviço militar obrigatório a partir de setembro do próximo ano, estando apenas a aguardar a aprovação do Parlamento. O serviço militar obrigatório na Sérvia foi suspenso em 2011 e, desde então, os rapazes e raparigas entre os 19 e os 30 anos podem cumpri-lo voluntariamente.
A decisão coincide com a da vizinha Croácia: a partir do próximo ano, cerca de 4.500 jovens croatas poderão ter de sujeitar-se a 60 dias de treino militar obrigatório. No entanto, ambos os países têm o direito à objeção de consciência definido na Constituição e está por estimar o custo que trará aos cidadãos fazer regressar o exército aos quartéis.
No resto da Europa, o serviço militar está presente nos países bálticos, escandinavos, em alguns países mediterrânicos, na Áustria e na Suíça. Tanto a Alemanha como os Países Baixos estão a considerar a aplicação do “modelo sueco” de recrutamento seletivo dos interessados.