Num anúncio pouco convencional e longo, ficaram a faltar alguns nomes esperados e houve algumas surpresas. A última manobra da Marvel dividiu a Internet.
Foi o anúncio do elenco, que durou 5 horas e 30 minutos, que confundiu e entusiasmou os fãs em igual medida.
Em vez de trazer o elenco do próximo filme dos Vingadores para um palco, um a um, a Marvel optou por uma acrobacia em direto nas redes sociais, durante a qual o elenco foi anunciado através das cadeiras dos artistas no cenário. A cada 15 minutos, a câmara ava para uma nova cadeira, revelando um novo nome.
Entre os confirmados para Vingadores: Doomsday - lançado a 1 de maio de 2026, a primeira parte de um díptico com Vingadores: Secret Wars - estavam veteranos do franchise como Chris Hemsworth como Thor, Anthony Mackie como Capitão América, Sebastian Stan como Bucky Barnes, Letitia Wright como Shuri, Paul Rudd como Homem-Formiga, Tom Hiddleston como Loki, Simu Liu como Shang-Chi e Florence Pugh como Yelena Belova. E a lista continua - veja a lista completa mais abaixo.
A maior novidade foi o regresso das estrelas da saga X-Men da 20th Century Fox / Marvel, com Patrick Stewart (Professor X), Ian McKellen (Magneto), Alan Cumming (Noturno), Rebecca Romijn (Mística), James Marsden (Ciclope) e Kelsey Grammer (Besta) a em o contrato para este novo épico. Como se isso não fosse suficiente na frente mutante, Channing Tatum - que vimos pela última vez como Gambit em Deadpool & Wolverine - também estava lá. Ou melhor, a cadeira dele estava.
Stewart, de 84 anos, interpretou o Professor X nos filmes X-Men da Fox no início dos anos 2000 e teve uma participação especial em 2022 em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, enquanto Ian McKellen, de 85, interpretou o seu arqui-inimigo Magneto. Ambos os atores foram substituídos por atores mais jovens no reinício da série X-Men de 2010, e a sua inclusão causou sérias especulações entre os fãs sobre a direção de Vingadores: Doomsday. A principal teoria é que este filme prepara um confronto entre os Vingadores e os X-Men no multiverso, em que várias fações de heróis se enfrentam para tentar salvar os seus respetivos mundos.
Todo este exaustivo exercício - que recordou a manobra mal orientada que a HBO orquestrou quando convidou os fãs a assistirem a uma transmissão em direto de um bloco de gelo a derreter para revelar a data de início da sétima temporada de uma série - terminou com Robert Downey Jr. sentado na sua cadeira, uma vez que o antigo ator de Homem de Ferro foi anunciado como sendo o Doutor Destino no ano ado. Será a principal ameaça tanto em Doomsday como em Secret Wars, dois dos tentáculos da Fase 6 do Universo Cinematográfico Marvel.
Os fãs foram apanhados de surpresa por este anúncio pouco convencional do elenco, com muitos a expressarem entusiasmo, aborrecimento e confusão. De facto, alguns notaram que as revelações estavam a estragar o próximo Thunderbolts* antes do seu lançamento, uma vez que agora sabemos quais as personagens que vão sobreviver.
"Um fã publicou no X, enquanto outro escreveu: "Emocionante, mas estão a estragar Thunderbolts!!!".
Outros fãs reclamaram ao ver que alguns dos maiores e mais esperados nomes não estavam entre os nomes anunciados.
Não houve menção a Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Brie Larson (Capitã Marvel), Hugh Jackman (Wolverine), Ryan Reynolds (Deadpool), Mark Ruffalo (Hulk) ou mesmo Tom Holland (Homem-Aranha).
No entanto, a Marvel e a Disney podem estar a guardá-los por enquanto, planeando outra revelação do elenco mais perto da data de lançamento, ou mesmo guardando-os para Secret Wars.
Vingadores: Doomsday está programado para ser lançado em maio de 2026 e será o primeiro filme da equipa desde Vingadores:Endgame, de 2019, que se tornou um dos filmes com maior receita de bilheteria de todos os tempos.
Muito está em jogo, já que a Marvel tem lutado para recuperar o sucesso desde Endgame. Houve a série interminável que revelou uma abordagem de quantidade em detrimento da qualidade, uma série de fracassos, incluindo Homem-Formiga e Vespa: Quantumania, The Marvels e o mais recente, Capitão América: irável Mundo Novo, bem como a queda em desgraça de Jonathan Majors, intérprete da personagem Kang, que obrigou a Marvel a retirá-lo dos planos.
O regresso dos irmãos Russo para dirigir Doomsday e Secret Wars (depois de terem dirigido projetos bem recebidos do MCU como Capitão América: Soldado do inverno, Capitão América: Guerra Civil , Guerra do Infinito e Endgame), bem como a troca de máscara de Robert Downey Jr., foram vistos como sinais que apontam para um estúdio que está a ficar sem ideias e desesperado por voltar ao seu auge.
Só o tempo dirá se o conseguirão.
O anúncio completo do elenco inclui:
- Chris Hemsworth (Thor)
- Vanessa Kirby (Mulher Invisível)
- Anthony Mackie (Capitão América)
- Sebastian Stan (Bucky Barnes)
- Letitia Wright (Pantera Negra)
- Paul Rudd (Homem-Formiga)
- Wyatt Russell (John Walker)
- Tenoch Huerta Mejía (Namor)
- Ebon Moss-Bachrach (Coisa)
- Simu Liu (Shang-Chi)
- Florence Pugh (Yelena Belova)
- Kelsey Grammer (Fera)
- Lewis Pullman (Sentinela)
- Danny Ramirez (Falcão)
- Joseph Quinn (Tocha Humana)
- David Harbour (Guardião Vermelho)
- Winston Duke (M'Baku)
- Hannah John-Kamen (Fantasma)
- Tom Hiddleston (Loki)
- Patrick Stewart (Charles Xavier)
- Ian McKellen (Magneto)
- Alan Cumming (Noturno)
- Rebecca Romijn (Mística)
- James Marsden (Ciclope)
- Channing Tatum (Gambit)
- Pedro Pascal (Senhor Fantástico)
- Robert Downey Jr. (Doutor Destino)
Thunderbolts* da Marvel chega aos cinemas a 2 de maio; a Fase 6 arranca este ano com Quarteto Fantástico:Os Primeiros os, a 25 de julho. Doomsday será lançado a 1 de maio de 2026 e Secret Wars a 7 de maio de 2027.