Aqui está o nosso guia dos melhores livros a aguardar com expetativa, que serão lançados em 2025.
Terminámos um ano de livros que viu Sally Rooney cumprir o prometido com "Intermezzo", lançamentos premiados de Percival Everett e Samantha Harvey, e o talento multidisciplinar de Richard Flanagan reconhecido com a sua obra de não-ficção "Question 7".
Ao virar a página para 2025, há muito por que esperar para os viciados em livros. Há novos lançamentos de vários vencedores do Prémio Nobel, finais de séries de fantasia muito apreciadas e novos livros de talentos recém-descobertos.
Eis os livros mais aguardados da Euronews para 2025, por ordem de data de lançamento (no mercado anglófono):
"Esperança"- Papa Francisco
A lista começa com uma estreia na história. Com Esperança, é a primeira vez que um Papa em funções publica uma autobiografia. O Papa Francisco, que subiu ao trono da Santa Sé em 2013, escreveu um livro de memórias que partilha histórias da sua vida e reflexões sobre as questões mais difíceis da nossa época. Originalmente previsto para ser publicado após a sua morte, as "necessidades do nosso tempo" levaram-no a lançá-lo agora.
"Esperança" é lançado a 14 de janeiro, com uma edição simultânea em mais de 80 países, incluindo Portugal.
"Tempestade de Ónix" - Rebecca Yarros
Para os amantes de séries de fantasia, as hipóteses de George RR Martin lançar finalmente o próximo livro da série Guerra dos Tronos, Os Ventos do Inverno, diminuem a cada ano que a. Em vez disso, ficarão entusiasmados por saber que Rebecca Yarros está prestes a lançar a terceira parte da sua série Empyrean. O conto sensual de dragões de Yarros começou com o surpreendente sucesso do BookTok Quarta Asa, lançado em 2023, seguido de Chama de Ferro, no ano ado, e agora esta rápida continuação com um terceiro volume.
'Tempestade de Ónix' será lançado mundialmente a 21 de janeiro, incluindo em Portugal.
"Love in Exile" - Shon Faye
O trabalho de não-ficção de 2021 da jornalista britânica Shon Faye, The Transgender Issue, foi um bestseller pela sua argumentação clara sobre a razão pela qual a libertação trans beneficiaria a sociedade como um todo. A jornalista dá seguimento ao seu primeiro livro com Love in Exile, outra obra de não-ficção, desta vez centrada na experiência de Faye na procura do amor.
'Love in Exile' será lançado a 6 de fevereiro no mercado anglófono e não tem edição prevista em Portugal.
"Despedidas Impossíveis" - Han Kang
No ano ado, a autora sul-coreana Han Kang ganhou o Prémio Nobel da Literatura, tornando-se a primeira mulher asiática a ganhar o prémio. A seguir à sua vitória histórica, é lançada a tradução do seu romance Despedidas Impossíveis, de 2021, em vários mercados, incluindo o português. Despedidas Impossíveis é também lançado no mercado anglófono em fevereiro, com o título We Do Not Part, numa tradução de Emily Yae Won e Paige Aniyah Morris. O romance trata das memórias traumáticas do massacre da Revolta de Jeju de 1948 e já ganhou o Prémio Médicis Étranger pela tradução sa, lançada em 2023.
'Despedidas Impossíveis' é lançado no mercado português em janeiro.
"The City Changes its Face" - Eimear McBride
A romancista irlandesa Eimear McBride é mais conhecida pelo seu livro de estreia Uma Rapariga é uma Coisa Inacabada, lançado em 2013, mas é às personagens centrais do seu romance lírico Pequenos Boémios que regressa com o seu próximo romance The City Changes its Face (ainda sem título em português). No primeiro, Ellie, de 18 anos, apaixona-se por Stephen, de 39, na Londres dos anos 90. Agora, McBride refletirá sobre a forma como a relação mudou o casal.
'The City Changes its Face' será lançado a 13 de fevereiro no mercado anglófono e ainda não tem data de edição prevista para Portugal.
"Resistance" - Steve McQueen
Artista plástico vencedor do Prémio Turner e cineasta vencedor de um Óscar com Doze Anos Escravo, Steve McQueen vira a sua mão multitalentosa para os livros com Resistance, uma dissecação de 100 anos de protestos na Grã-Bretanha. Com fotografias que percorrem o século desde o movimento radical de sufrágio em 1903 até aos protestos contra a Guerra do Iraque em 2003, o livro acompanhará uma exposição da Turner Contemporary com estas imagens históricas.
'Resistance' será lançado a 13 de fevereiro no mercado anglófono e ainda não tem uma tradução portuguesa prevista.
"Dream Count" - Chimamanda Ngozi Adichie
A autora de Todos Devemos Ser Feministas, Chimamanda Ngozi Adichie, prepara-se para lançar o seu primeiro romance de ficção em mais de uma década com Dream Count. O romance segue quatro narrativas femininas, centradas em Chiamaka, uma escritora de viagens nigeriana que vive na América. Através delas, Adichie expõe as dificuldades de perseguir o amor e as escolhas que fazemos na vida.
'Dream Count' será lançado a 4 de março no mercado anglófono e ainda não tem data de edição prevista em Portugal, nem título em português.
"Stag Dance" - Torrey Peters
O romance de estreia de Torrey Peters, Destransição, Baby, foi um dos destaques de 2021 pela história acerbamente espirituosa de triângulos amorosos, transição de género e criação de filhos. Peters foi alvo de abusos transfóbicos quando foi nomeada para o Prémio da Mulher para a Ficção. O seu novo trabalho é uma coleção que inclui um romance e três contos que vão desde lenhadores que se questionam sobre o género a romances secretos entre Quakers e farras em Las Vegas.
'Stag Dance' será lançado a 11 de março no mercado anglófono. Não há edição prevista em Portugal.
"The Emperor of Gladness" - Ocean Vuong
Depois de alguns anos a estabelecer-se como uma nova voz marcante na poesia, Ocean Vuong surpreendeu os críticos com o seu romance de estreia Na Terra Somos Brevemente Magníficos, em 2019. No seu segundo romance, o escritor vietnamita-americano explora a relação invulgar que se forma quando uma viúva idosa salva um adolescente de uma tentativa de suicídio. Se o seu primeiro romance deixou poucos olhos secos nas páginas finais, espere algo semelhante de "The Emperor of Gladness" quando for lançado este ano.
'The Emperor of Gladness' será lançado a 15 de maio em língua inglesa e ainda não tem tradução prevista para português.
"The Possession" ("L'Occupation") - Annie Ernaux
Depois de terminar de ler a nova tradução da vencedora do Prémio Nobel de 2024, Han Kang, pode deslizar para a mais recente tradução inglesa da vencedora do Prémio Nobel de 2022, Annie Ernaux. A escritora sa é conhecida pela sua abordagem incisiva da memória, misturando-a com uma prosa filosófica séria. The Possession foi lançado em França em 2002 com o título L'Occupation e teve de esperar por 2025 para ter uma tradução inglesa. Trata-se de uma visão curta mas contundente de Ernaux sobre o ciúme de antigos amantes.
'The Possession' será lançado a 22 de maio nos países anglófonos e não tem edição prevista em português.
"Men in Love" - Irvine Welsh
Poucos acreditavam que alguma vez haveria uma sequela do icónico filme dos anos 90 Trainspotting , até Danny Boyle reunir o antigo elenco no seu filme de 2017 T2 Trainspotting. Agora é a vez do autor do romance, Irvine Welsh, revisitar o seu grupo de adoráveis renegados drogados. Welsh abordou o que aconteceu ao elenco de skagheads uma década depois de "Trainspotting", tal como na sequela de Boyle com o seu romance Porno, mas Men in Love tem lugar imediatamente após os acontecimentos do primeiro livro. Agora, Renton, Spud, Sick Boy e Begbie querem deixar a heroína para trás e concentrar-se no romance.
'Men in Love' será lançado a 2 de julho no mercado anglófono. Sem edição prevista em Portugal.
Katabasis - RF Kuang
RF Kuang segue o fenómeno literário de 2023, Impostora, com um regresso ao seu estilo mais fantástico, que estabeleceu com os romances anteriores Babel - Uma História Arcana e A Guerra das Papoilas. Katabasis - termo grego para uma descida ao submundo - é um mergulho claro na estética académica sombria de Kuang, propícia ao BookTok, seguindo dois rivais da Universidade de Cambridge que viajam até ao inferno para salvar o seu supervisor.
'Katabasis' será lançado a 28 de agosto no mercado anglófono e ainda não tem edição prevista em Portugal.