A Marinha afirmou que o Cruise "aumentou a consciencialização e o apreço do público pelo nosso pessoal altamente qualificado e pelos sacrifícios que fazem enquanto estão de uniforme".
Tom Cruise foi galardoado hoje com a mais alta condecoração civil da Marinha dos Estados Unidos por "contribuições extraordinárias para a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais" com filmes como Top Gun, Nascido a 4 de julho, A Few Good Men e Top Gun: Maverick.
Cruise, que tem estado a filmar no Reino Unido, recebeu o Distinguished Public Service Award das mãos do Secretário da Marinha dos EUA, Carlos Del Toro, numa cerimónia realizada nos Longcross Studios, perto de Londres.
O ator de 62 anos disse estar orgulhoso por receber o "extraordinário reconhecimento", que veio acompanhado de uma medalha e de um certificado.
"iro todos os militares e as militares", disse Cruise. "Sei que na vida, algo que é muito verdadeiro para mim, é que liderar é servir. E eu tenho isso bem presente. E vejo isso nos homens e mulheres da carreira militar".
A Marinha disse que Cruise "aumentou a consciência e o apreço do público" pelo pessoal deste ramo das forças armadas, "altamente treinado", e "pelos sacrifícios que fazem enquanto estão de uniforme".
Top Gun, o filme de grande sucesso de 1986, fez de Cruise uma estrela e provocou um aumento no número de candidatos à carreira militar. A Marinha chegou mesmo a montar mesas de recrutamento nos cinemas.
O interesse foi renovado com a sequela de 2022, Top Gun: Maverick, em que a personagem de Cruise foi mentora de uma nova geração de aviadores de elite.
Segundo a Marinha, a sequela "trouxe nostalgia às audiências mais velhas e revigorou as mentes das audiências mais novas, o que efetivamente direcionou o interesse de um público mais jovem para os conjuntos de competências e oportunidades que a Marinha pode oferecer".
A próxima aventura de Cruise no ecrã, Mission: Impossible - The Final Reckoning, chega às salas de cinema em maio de 2025.