O organismo de classificação francês impôs uma proibição de -18 a "Terrifier 3", que chega hoje às salas de cinema. É a primeira decisão do género para um filme de terror em quase 20 anos.
Um novo filme chega hoje aos ecrãs ses e já está a causar alguma agitação.
Terrifier 3, o terceiro filme da série de filmes de terror, foi objeto de uma rara proibição em França - a primeira deste tipo desde 2006.
O que torna isto ainda mais impressionante é o facto de os filmes exibidos em França não terem de ar por tanta burocracia como acontece, por exemplo, no Reino Unido. O BBFC (British Board of Film Classification) emite um dos sistemas de classificação mais precisos - alguns poderão dizer pouco liberais - da Europa no que respeita à classificação de filmes.
França costuma optar por duas classificações de 12 e 16, sendo que as narrativas têm de ser muito intensas para obter uma classificação de 16. Um dos últimos a obter essa designação foi o filme de Julia Ducournau, vencedor da Palma de Ouro, Titane.
Mas agora, o comité francês de classificação cinematográfica decidiu que Terrifier 3 será carimbado com uma "proibição para menores de 18 anos". O último filme a obter essa decisão restritiva foi Saw III, de 2006.
Para aqueles que não estão familiarizados com a série Terrifier, é a criação de Damien Leone, que se centra num clown demoníaco chamado Art que aterroriza três jovens na noite de Halloween e todos que se atravessam no seu caminho. Depois das sequelas de e 2016 e 2022, em Terrifier 3 versão, Art tem o objetivo de arruinar o Natal.
A série tem sido um dos maiores êxitos de terror independente dos últimos anos. O segundo filme arrecadou mais de 15 milhões de dólares (13,6 milhões de euros) nas bilheteiras mundiais, com um orçamento de apenas 250.000 dólares (228.000 euros).
Mesmo assim, não são muito bons.
Terrifier 2 foi de facto um o em frente em relação ao original. É um filme de género sem subtexto que oferece algumas mortes criativas e pouco mais. Se gosta desse tipo de imagens , é um bom momento. Se prefere um horror com um pouco mais de nuance, este filme só serve para chocar.
Por isso, a não ser que tenham 18 anos ou mais, os jovens ses que gostam de terror terão de ir buscar a sua dose de horror a outro local. Os distribuidores ses do filme estão descontentes com a classificação.
A Factoris Films, a Shadowz Films e a ESC Editions emitiram um comunicado conjunto onde afirmam: "Não podemos deixar de lamentar esta decisão inesperada, que irá prejudicar gravemente o lançamento do filme, ansiosamente aguardado por dezenas de milhares de espectadores ses e agendado para 9 de outubro ".
A violência do filme é "grandiloquente e irrealista" e os espectadores terão toda a distância e maturidade necessárias para compreender e apreciar esta abordagem artística", acrescentam.
"Além disso, há mais de dois anos que trabalhamos diariamente e sem descanso para defender o cinema de género livre, criativo e radical, sistematicamente aclamado pela imprensa e pelo público", referem no comunicado.
"O público destes filmes, mesmo que seja adolescente, é constituído por cinéfilos apaixonados e respeitadores dos filmes e das salas que os exibem. Recordamos que quatro dos nossos últimos lançamentos, incluindo Terrifier 2, foram proibidos a menores de 16 anos e nenhum deles causou a mínima explosão nas salas de cinema."
É justo, mesmo que tenham existido relatos de pessoas a desmaiar e a vomitar durante o Terrifier 2 e de clientes a abandonar a estreia do Terrifier 3 no Reino Unido, na semana ada - mas esses supostos relatos são muitas vezes usados pelos distribuidores para aumentar o interesse no seu filme. Os relatórios foram divulgados aquando do lançamento de Titane e durante a estreia emCannes do fantástico The Substance deste ano, e ninguém foi expulso dessas sessões...
É verdade que as classificações excecionais podem ser um golpe fatal para os distribuidores que receiam um impacto negativo nas receitas de bilheteira. No entanto, também podem aumentar o interesse. E sejamos realistas: ninguém pode ficar surpreendido com o facto de um filme de terror extremo como Terrifier 3 receber uma classificação especial.
O que surpreende é esta decisão acontecer em França, país que deu origem ao movimento transgressivo New French Extremity com títulos como Sheitan, Martyrs e Inside. É preciso muito para que os ses se tornem melindrosos.
Talvez a santidade do Natal tenha sido o motivo...
Será que um filme do Terrifier merece o entusiasmo acrescido provocado por esta decisão?