Os procuradores do estado de Jalisco afirmam que a morte de Valeria Márquez, de 23 anos, está a ser investigada como um potencial femicídio.
Uma influenciadora mexicana de 23 anos foi morta a tiro num salão de beleza perto de Guadalajara enquanto fazia uma transmissão em direto no TikTok na terça-feira, confirmaram as autoridades do estado de Jalisco.
Valeria Márquez parecia estar a falar com um estafeta fora da câmara quando foi baleada uma vez no peito e outra na cabeça. A jovem influenciadora morreu imediatamente, segundo a polícia.
O assassinato de Márquez no município de Zapopan causou choque em todo o México, com suas contas nas redes sociais inundadas de mensagens a lamentarem a sua morte.
Os promotores disseram que o assassínio estava a ser investigado como um possível feminicídio, um tipo de assassinato em que uma mulher ou menina é alvo por causa de seu sexo.
O México tem a quarta maior taxa de feminicídio de todos os países da América Latina e das Caraíbas, de acordo com os dados mais recentes da ONU.
Poucas horas depois da morte de Márquez, o ex-congressista do PRI Luis Armando Córdova Díaz foi morto a tiro num café próximo.
A polícia ainda está a investigar a sua morte, que ocorreu numa região onde o Cartel de Jalisco de Nova Geração tem um controlo firme.