O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apelou à população da Florida para seguir as ordens de evacuação das autoridades. A região deverá ser atingida pelo furacão nas próximas 24 horas.
A Florida está a preparar-se para o que poderá ser uma das tempestades mais destrutivas de que há registo. O furacão Milton, de categoria 5, deverá atingir nas próximas horas as áreas das cidades norte-americanas de Tampa e São Petersburgo.
O Milton ou pela costa da península mexicana de Yucatán na madrugada de terça-feira, derrubando linhas elétricas, postes e árvores antes de se dirigir para a costa da Florida.
Está nesta altura a apenas algumas centenas de quilómetros da costa oeste da Florida, que deverá atingir dentro de 24 horas.
Joe Biden cancela viagens à Alemanha e Angola
Joe Biden adiou as viagens planeadas à Alemanha e a Angola, devido às eventuais consequências do furacão Milton, e exortou as pessoas a seguirem as instruções de segurançalocais.
“Se estão sob ordens de evacuação, devem retirar-se agora. Agora, agora... já deviam ter saído. É uma questão de vida ou morte. Isto não é uma hipérbole. É uma questão de vida ou morte”, frisou o presidente norte-americano.
A NASA publicou na rede social X, na terça-feira, imagens captadas pelo astronauta americano Matthew Dominick a partir da Estação Espacial Internacional, que o mostram a sobrevoar o furacão Milton durante alguns segundos.
Há menos de duas semanas, a Florida enfrentou o furacão Helena, que matou 230 pessoas. Estão ainda a decorrer ações de limpeza para a retirada de detritos e inúmeras zonas, que serão agora atingidas pelo furacão Milton, foram devastadas pela subida do nível das águas, que destruiu milhares de habitações.