Mais de mil ocorrências foram registadas desde as 18:00 de terça-feira e as 9:00 desta quarta-feira devido à agem da tempestade Kirk. Mau tempo levou ao condicionamento de estradas e linhas ferroviárias e falhas na energia elétrica para mais de 300 mil clientes.
Mais de 300 mil clientes estavam esta terça-feira às 9:30 sem energia elétrica devido ao mau tempo que afeta, sobretudo, o Norte de Portugal continental. A informação foi hoje avançada pela agência Lusa, que cita uma resposta da E-redes sobre as falhas no abastecimento de energia elétrica, com grandes constrangimentos a serem sentidos, principalmente nos distristos de Viana, Braga, Porto, Aveiro, Viseu e Vila Real, embora nestes dois últimos, o impacto tenha sido um pouco mais moderado.
A agem da tempestade Kirk está a provocar vários constragimentos no Norte de Centro de Portugal continental. Entre as 18:00 de terça-feira e as 9:00 desta quarta-feira, a Proteção Civil registou 1.329 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores.
Três estradas nacionais e a autoestrada estão cortadas nas regiões Norte e Centro devido a constrangimentos causados pelo mau tempo. Está cortada a Estrada Nacional 12 (EN12) na zona do Freixo (Porto), bem como a EN238, em ambos os sentidos, entre a Sertã e Ribeira da Serra, a EN246-1 em Marvão à agem pela localidade da Portagem, bem como a autoestrada A24, nos dois sentidos, entre os nós de Fortunho e do IP4 Vila Real.
Quando aos comboios, o mau tempo condicionou a circulação ferroviária em quatro linhas, segundo informou a Infraestruturas de Portugal.
"Ao longo da noite foram registadas várias ocorrências, relacionadas com quedas de árvores e objetos tombados na via, situações que levaram a suspensões pontuais da circulação, originando alguns atrasos".
Em Montalegre e Vila Pouca de Aguiar, as escolas foram encerradas. A Proteção Civil considerou que não estavam reunidas as condições de segurança para assegurar a realização do transporte escolar em Montalegre e, em Vila Pouca de Aguiar, os estabelecimentos de ensino encerraram devido a falhas de eletricidade.
Os efeitos do mau tempo que assolou o país foram documentados por vários utilizadores nas redes sociais.
Tempestade Kirk mantém vários distritos sob aviso laranja
Vários distritos estão hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima. Os distritos de Santarém, Portalegre e Castelo Branco estão sob aviso amarelo para vento forte.
Ontem a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um aviso à população devido às previsões do IPMA, que apontavam para chuva e vento fortes e agitação marítimas.
Impacto noutros países europeus
Em Espanha, registaram-se ventos fortes e precipitação, o que provocou atrasos e cancelamentos de voos.
Nalgumas zonas do país, os meios de comunicação social locais afirmam que as ondas chegaram a atingir sete metros de altura.
França está em alerta máximo, uma vez que se espera que a chegada da tempestade à costa provoque ventos fortes e chuva intensa.
A Suíça, a Bélgica, os Países Baixos e a Alemanha, em especial na região norte, também deverão sentir o impacto da tempestade nos próximos dias.