Berlim diz ser "reciprocidade" pelas ações que a Moscovo tem adotado em relação aos voos da Lufthansa em direção à Rússia.
O conflito diplomático entre a Rússia e a União Europeia ganha altitude. A Alemanha decidiu suspender a chegada de voos de companhias aéreas russas com base no diz ser uma medida de "reciprocidade". É a queda da mais recente peça do dominó diplomático da crise entre a União Europeia e a Bielorrússia, esta última apoiada por Moscovo. De acordo com as autoridades alemãs, a Rússia não autorizou a tempo dois voos da Lufthansa agendados para quarta-feira de manhã e foram anulados na noite anterior.
A resposta alemã obrigou às companhias aéreas russas Aeroflot e S7 a cancelarem voos para Alemanha.
A suspensão dos acordos bilaterais entre os dois países aconteceu em março 2020 no contexto da crise pandémica e as autorizações aram a ser feitas todos os meses.
O desvio de um avião da Ryanair pela Bielorrússia e a detenção de um jornalista da oposição levou Moscovo a assumir apoio a Minsk frente aos 27. A resposta alemã obrigou às companhias aéreas russas Aeroflot e S7 a cancelarem voos para Alemanha.