Esta é a primeira edição em português do Bruxelas, meu amor? Esta semana, as cimeiras de emergência e as medidas para rearmar a Europa, após a nova posição de Trump sobre a Ucrânia", são o principal tema em debate, com Marta Temido, Marta Mucznic e Paulo Nascimento Cabral.
Começámos por analisar os efeitos da tempestade na Sala Oval, na reunião entre Donald Trump e Volodymyr Zelenskyy, e depois as cimeiras de Londres e Bruxelas entre líderes europeus (e não só) para falarmos também da aproximação entre Trump e Putin.
Os convidados são Marta Temido (eurodeputada – Socialistas e Democratas), Paulo Nascimento Cabral (eurodeputado – Partido Popular Europeu) e Marta Mucznic (analista do International Crisis Group).
“Ouvir Trump em nome dos Estados Unidos, associado àquilo que são as linhas de Putin, cria uma nova ordem mundial. A saída dos Estados Unidos das diversas instituições internacionais também nos preocupa bastante porque esta nova ordem é uma desordem mundial”, afirma Paulo Nascimento Cabral.
Sobre o pacote de 800 mil milhões de investimento da União Europeia na defesa, Marta Temido afirma: “O melhor que nós temos a fazer é objetivamente ser muito transparentes, dizendo o nosso grau de incerteza e o caminho que estamos a fazer. E acho que é isso que a Europa tem estado também a tentar fazer.”
E Marta Mucznic avisa: “Temos que fazer a distinção do que é o discurso político, o que é a realidade. Quando falamos em termos um discurso um bocadinho mais realista para a perspetiva de negociações, é também sobre o cessar fogo. Temos de ter isso em mente.“
O programa foi gravado dia 5, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu.