A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, deslocou-se aos EUA e encontrou-se com o presidente eleito Donald Trump na sua estância de Mar-a-Lago, na Florida.
Giorgia Meloni apareceu este sábado ao lado do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, depois de se ter deslocado à sua propriedade de Mar-a-Lago, na Florida.
Meloni é a terceira líder da UE a reunir-se com Trump após a sua reeleição. "Estou aqui com uma mulher fantástica, a primeira-ministra de Itália, que conquistou a Europa e todos os outros países, e estamos apenas a jantar esta noite", disse Trump.
O presidente eleito assistiu a um documentário com Meloni e com a sua escolha para secretário de Estado no próximo governo, o senador da Florida Marco Rubio, e o deputado da Flórida Mike Waltz, que Trump nomeou como conselheiro de segurança nacional. Também esteve presente Scott Bessent, a sua escolha para dirigir o Departamento do Tesouro.
A visita de Meloni surge na sequência da recente detenção da jornalista italiana Cecilia Sala pela polícia iraniana enquanto fazia uma reportagem em Teerão. O caso agravou as tensões entre a Itália e o Irão, que exige a libertação de um homem de negócios iraniano detido em Milão por ordem dos EUA. O empresário está ligado a um ataque com drones na Jordânia, no ano ado, que matou três soldados americanos.
Entretanto, o presidente dos EUA, Joe Biden, deverá deslocar-se a Roma na quinta-feira para se encontrar com Meloni e com o Papa Francisco. A Casa Branca declarou que a reunião com a primeira-ministra italiana irá "realçar a força da relação EUA-Itália", esperando-se que Biden agradeça a Meloni pela sua liderança do G7 no último ano.