O atropelamento de um carro num mercado de Natal repleto de gente em Magdeburgo, na Alemanha, reacendeu as preocupações com a segurança e serve para recordar os anteriores ataques a mercados de Natal em toda a Europa, incluindo ataques em Berlim, Estrasburgo e outras cidades nos últimos anos.
Na sexta-feira, um carro entrou num mercado de Natal ao ar livre, repleto de gente, na cidade de Magdeburgo, no leste da Alemanha, matando pelo menos cinco pessoas e ferindo mais de 200.
Ataques semelhantes tiveram como alvo mercados de Natal noutras cidades, incluindo o ataque de 2018 em Estrasburgo, França, onde cinco pessoas foram mortas e várias outras ficaram feridas, bem como incidentes em Nantes, França, e noutras cidades da Alemanha.
Garantir a segurança dos mercados de Natal tem sido uma preocupação acrescida desde 2016, quando um extremista islâmico conduziu um camião contra uma multidão num mercado de Natal em Berlim, matando 13 pessoas e ferindo dezenas de outras.
Os mercados de Natal são populares na Alemanha e estima-se que o país acolha entre 2 500 e 3 000 mercados de Natal por ano, que decorrem durante cerca de um mês, desde o final de novembro até pouco depois do Natal.
Cronologia dos principais ataques em mercados de Natal na Europa:
Recentemente, a Alemanha foi palco de uma série de ataques à faca suspeitos de serem islâmicos.
Em agosto, três pessoas foram mortas e outras oito ficaram feridas durante uma série de esfaqueamentos num festival de rua na cidade ocidental de Solingen.
As autoridades detiveram um suspeito sírio relacionado com o ataque, que mais tarde foi reivindicado pelo EI.
Em junho, um agente da polícia perdeu a vida num ataque com faca em Mannheim, tendo um cidadão afegão sido identificado como o principal suspeito.