Numa altura em que as famílias irlandesas lutam para manter os pubs independentes, a Heineken está à procura de um novo proprietário para assumir o controlo de um pub numa ilha remota que é gerido pela mesma família há 155 anos.
Os pubs geridos por famílias são uma instituição na Irlanda. No entanto, estes encantadores locais geracionais estão cada vez mais em risco, uma vez que muitos proprietários que estão a pensar reformar-se não têm família para os substituir.
Este facto inspirou, sem dúvida, a marca de cerveja holandesa Heineken a dar início a uma versão do jogo das gerações, tentando mudar esse padrão num pub irlandês - está à procura de um sucessor para assumir o McLoughlin's Bar.
Nas últimas duas décadas, os pubs em toda a Irlanda enfrentaram o encerramento. Os dados do Drinks Industry Group of Ireland (DIGI) mostram que, desde 2005, foram encerrados, em média, 114 pubs por ano.
A maior percentagem de encerramentos ocorreu em condados mais rurais, como Limerick, Roscommon e Cork, enquanto Dublin registou a menor percentagem de fechos. Muitos dos pubs que estão a ser encerrados são locais independentes que são geridos por famílias há várias gerações.
Fortunas familiares
Mais de 40% dos proprietários rurais dizem que estão a pensar reformar-se, mas 84% não têm família para assumir o seu legado.
Para um pub na ilha rural de Achill, a Heineken lançou uma campanha a fim de o manter independente. Joseph "Josie" McLoughlin é o proprietário do McLoughlin's Bar na costa ocidental da Irlanda. Há 43 anos que está atrás do balcão. Nasceu no andar de cima do bar e é a quarta geração de McLoughlins a gerir o estabelecimento.
Como muitas famílias na Irlanda, a família de McLoughlin vive atualmente em todo o mundo e ele não tem ninguém a quem ar o pub. Por isso, agora que está na idade da reforma, está à procura de um homónimo que assuma a gestão do pub e mantenha o nome da família por cima da porta.
Depois de manter o bar na família durante 155 anos, explica: "Não tenho ninguém a quem deixar o pub, e tinha-me resignado a procurar um comprador fora da família e a ver o meu nome perder-se na história. Isso iria partir-me o coração".
"O nome McLoughlin está ligado ao próprio tecido deste pub. Os últimos 50 anos foram incrivelmente gratificantes para mim e eu adoraria ver essa história continuar, encontrando um descendente de McLoughlin para levá-la adiante. Se eu pudesse garantir que o nome McLoughlin ainda estaria por cima da porta do pub daqui a 155 anos, morreria feliz", diz.
A campanha da Heineken para encontrar um novo proprietário independente destina-se aos 88 milhões de descendentes de irlandeses espalhados por todo o mundo. Antes do Dia de São Patrício, está a oferecer um pacote de sucessão ao "novo McLoughlin", incluindo apoio empresarial, orientação para o investimento inicial e acompanhamento.
"Quando ouvimos a história da Josie, soubemos que tínhamos de fazer algo para a ajudar. Os pubs na Irlanda são mais do que meros locais para desfrutar de uma bebida; são peças vivas da história, locais de riso, música e afinidade", afirma Mark Noble, diretor de Marketing da Heineken Ireland.
"Com muitas destas instituições a enfrentarem um futuro incerto, queremos reunir a diáspora irlandesa, inspirando uma nova geração de proprietários de pubs a assumir não apenas um negócio, mas um legado cultural. Para aqueles que há muito desejam reencontrar a sua herança irlandesa, isto é mais do que um investimento; é um regresso a casa: a oportunidade de possuir um pedaço da Irlanda, de servir uma cerveja a velhos e novos amigos e de manter vivo o espírito do pub para as gerações vindouras", acrescenta.