O padre de 77 anos, nascido na Irlanda, é atualmente camerlengo, uma posição que o torna chefe interino da Santa Sé.
Após a morte do Papa Francisco na segunda-feira de Páscoa, um arcebispo irlandês-americano é agora o chefe interino do Vaticano.
Kevin Farrell, de 77 anos, que anunciou a morte do líder católico, será o camerlengo até que o próximo papa seja eleito.
Como parte dos seus deveres durante o interregno papal, Farrell dirigirá a istração do Vaticano e ajudará a organizar o conclave, o processo através do qual o sucessor do Papa Francisco é escolhido.
Numa breve declaração em que anunciou a morte do Papa na segunda-feira, Farrell elogiou o pontífice por ter dedicado a sua vida à Igreja.
"Ele ensinou-nos a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente para os mais pobres e marginalizados", disse Farrell.
Quem é Kevin Farrell?
Farrell, que tem cidadania americana, nasceu em Dublin a 2 de setembro de 1947.
Depois de estudar em Espanha e Itália, o cardeal trabalhou para a Igreja Católica no México e nos Estados Unidos (EUA).
Em 1984, Farrell tornou-se padre na capital dos EUA. Quase duas décadas depois, foi elevado ao cargo de bispo auxiliar de Washington em 2001.
Durante este cargo, trabalhou sob a alçada do falecido ex-cardeal Theodore McCarrick, que foi destituído pelo Vaticano em 2019 por abusar de crianças e adultos. Farrell negou repetidamente saber qualquer coisa sobre o comportamento de McCarrick na altura.
Nove anos depois de ter sido nomeado bispo de Dallas, em 2007, Farrell recebeu um telefonema do Papa Francisco a pedir-lhe que se mudasse para Roma para dirigir o gabinete dos leigos, uma área-chave das reformas do pontífice argentino.
Poucas horas depois da sua chegada a Itália, em outubro de 2016, Francisco anunciou que Farrell seria nomeado cardeal.
Num voo de regresso a Roma, após a Jornada Mundial da Juventude de 2019 no Panamá, o Papa pediu a Farrell para servir como camerlengo no caso da sua morte.
O que faz o camerlengo?
Para além de se encarregar da gestão quotidiana do Vaticano antes da eleição do próximo Papa, o camerlengo desempenha uma importante função cerimonial.
Farrell terá certificado a morte do Papa na segunda-feira, antes de selar o apartamento do Pontífice e de quebrar o seu anel de sinete para simbolizar a vaga no Vaticano.
Na quarta-feira, Farrell liderará a procissão que acompanhará o caixão de Francisco até à Basílica de São Pedro.
O facto de ser camerlengo não exclui a possibilidade de Farrell ser o próximo pontífice. Embora não seja comum, alguns dos seus antecessores foram nomeados papas, incluindo Gioacchino Pecci, que se tornou Leão XIII em 1878.
O funeral do Papa Francisco, que morreu de um acidente vascular cerebral seguido de insuficiência cardíaca, vai realizar-se na Praça de São Pedro no sábado de manhã.