Apesar dos delitos, Fu Zai foi homenageado pelos seus serviços excecionais em 2024, como cão de deteção de explosivos. Pelos feitos, o agente especial recebeu um pacote de presente de Ano Novo Chinês que mais tarde o acabou por perder.
O primeiro cão-polícia de raça Corgi da China, Fu Zai, tornou-se uma sensação na Internet, não só pelos seus feitos como pelos seus recentes problemas no trabalho.
O pequeno mas determinado agente canino perdeu o bónus de fim de ano por ter dormido no trabalho e urinado na sua tigela de comida, o que provocou uma onda de divertimento e simpatia nas redes sociais chinesas.
De acordo com os meios de comunicação social nacionais, o corgi entrou para o gabinete de Segurança Pública de Weifang, na província de Shandong, na China, como cão de reserva para a deteção de explosivos, em janeiro de 2024, quando tinha apenas quatro meses de idade.
Apesar do seu tamanho reduzido, Fu Zai, agora com 18 meses, rapidamente se destacou pelo seu talento na deteção de explosivos, conquistando tanto os seus treinadores como o público.
Em outubro, Fu Zai, que significa "Rapaz Sortudo", formou-se para se tornar um cão-polícia totalmente qualificado.
A história da viagem de Fu Zai foi partilhada no Douyin, o equivalente chinês do TikTok, através de uma conta gerida pelo Gabinete de Segurança Pública de Weifang.
A conta "Corgi Police Dog Fu Zai and Its Comrades", tem mais de 384 mil seguidores e fornece regularmente atualizações sobre o treino e as atividades diárias de Fu Zai e dos seus companheiros cães-polícia.
Num vídeo publicado em 19 de janeiro, os agentes elogiaram Fu Zai pelas suas contribuições excecionais ao longo de 2024, que incluíram a realização de várias tarefas de segurança e a promoção do perfil dos cães-polícia em Weifang.
Pelos seus esforços, Fu Zai foi premiado com uma flor vermelha, guloseimas e brinquedos durante uma avaliação de desempenho de fim de ano.
No entanto, o momento de celebração tomou um rumo diferente do esperado, quando um agente da polícia revelou o recente mau comportamento de Fu Zai, que incluía adormecer em serviço e urinar na tigela de comida.
Como castigo, as guloseimas e brinquedos foram confiscados, deixando apenas a flor vermelha como lembrança das suas conquistas.
"Espero que faças esforços mais persistentes no futuro", gracejou o oficial no vídeo, que desde então recebeu mais de 10 mil gostos e centenas de comentários.
Simpatia e apoio a Fu Zai
Os seguidores não hesitaram em defender Fu Zai, com comentários de brincadeira: "o pobre Fu Zai trabalhou arduamente todo o ano, apenas para perder o seu bónus de fim de ano. Estou tão familiarizado".
Outro disse: "Ele urinou na sua própria tigela, não na tigela do chefe... devolva o bónus imediatamente".
No meio da onda de simpatia online, a polícia assegurou ao público, num vídeo de acompanhamento publicado na quarta-feira ada, que Fu Zai não tinha ficado com as patas vazias.
Para celebrar o Ano Novo Chinês, o corgi recebeu um luxuoso pacote de presentes que incluía sopa de abóbora, bolinhos de massa, almôndegas de coelho e até uma versão para animais de estimação do prato "Tentação de Buda" ou "Fotiaoqiang", uma iguaria chinesa.
No sábado, Fu Zai foi homenageado com o "Prémio Anual de Desafiar o Destino" num vídeo especial.
"Esperamos que Fu Zai e os seus companheiros de estimação possam crescer de boa saúde e, ao mesmo tempo, esperamos que todos possam ser gentis para com (os animais), porque o mundo não nos pertence apenas a nós, mas também a eles", disse um oficial.
"Por último, esperamos que Fu Zai possa crescer mais", acrescentou.