Vladimir Putin recebeu Bashar al-Assad em Moscovo, de acordo com um vídeo publicado pelo Kremlin.
O Presidente russo Vladimir Putin recebeu em Moscovo um dos maiores e mais polémicos aliados: o presidente sírio Bashar al-Assad. Em plena guerra na Ucrânia e com a situação na Síria ainda tensa, após anos de guerra civil, os dois chefes de Estado discutira questões que afetam os seus países, de acordo com imagens divulgadas pelas autoridades russas esta quinta-feira. Segundo o Kremlin, o encontro entre Putin e Assad teve lugar na quarta-feira.
"Estou muito interessado na sua opinião sobre os desenvolvimentos na região como um todo", disse Putin sobre os atuais problemas que o Médio Oriente enfrenta, nomeadamente a guerra na Faixa de Gaza. "Infelizmente, existe uma tendência para a escalada. Isto também se aplica diretamente à Síria", acrescentou.
Putin e Assad tinham-se encontrado pela última vez em março de 2023 no Kremlin, no 12º aniversário da insurreição na Síria que degenerou em guerra civil. Nessa reunião, Putin sublinhou o "papel das forças armadas russas na estabilização do país".
A Rússia tem conduzido uma campanha militar na Síria desde setembro de 2015, em parceria com o Irão, para permitir que o governo de Assad combata os grupos armados da oposição e recupere o controlo da maior parte do país. Embora a Rússia esteja atualmente a concentrar a maior parte dos seus recursos militares na Ucrânia, tem mantido uma presença militar na Síria e mantém tropas nas suas bases.