O Mare Aperto, o maior exercício no Mediterrâneo central, envolveu quase 10.000 militares de 22 países, incluindo nove membros da NATO. A Euronews esteve a bordo de três dos navios utilizados.
É o exercício naval mais impressionante do Mediterrâneo: estamos a falar do Mare Aperto 2024, o evento de treino mais importante da Esquadra Naval da Marinha Italiana. Durante todo o mês de maio, mais de uma centena de navios, aviões e veículos não tripulados, num total de quase 10.000 militares de 22 nações, nove das quais pertencentes à NATO, praticaram nas águas do Mediterrâneo central.
No vídeo, um dia a bordo do navio-patrulha polivalente sco Morosini, da fragata Carabiniere e do porta-aviões Cavour.
O Mare Aperto decorreu numa extensa área desde o Mar Jónico até à costa sa, incluindo a Sicília, a Sardenha e a Córsega, e permitiu que as tripulações praticassem em várias frentes, desde a defesa aérea à cibersegurança e ao controlo do tráfego marítimo.
Mare Aperto 2024: cooperação entre Itália e França
Os grupos de porta-aviões italianos e ses Cavour e Charles de Gaulle estiveram presentes no mar: o treino decorreu ao mesmo tempo que oexercício francês Polaris, que envolveu o porta-aviões Charles de Gaulle com a fragata italiana Carabiniere no grupo de escolta. Em 4 de maio, este último assumiu a bandeira do Comando do Grupo de Escolta da Força Marítima Europeia Eunavfor.