Grécia organiza retirada em massa de turistas e residentes à medida que os incêndios florestais alastram.
Milhares de turistas chegaram ao aeroporto internacional de Rodes, na esperança de deixar a ilha grega onde os bombeiros contabilizaram mais de 46 novos incêndios florestais nas últimas 24 horas. Alguns turistas tiveram de ar a noite no aeroporto e dormir no chão.
De acordo com as autoridades, mais de 19.000 pessoas tiveram que fugir dos incêndios que atingem o popular destino turístico após semanas de temperaturas altas.
"Eles trouxeram-nos para o aeroporto, eles deram-nos comida e bebida, ontem. Realmente cuidaram de nós," explica uma turista inglesa sobre a forma como foi tratada pelos gregos.
Um turista da Áustria explica se teve medo: "Ah, sim, muito. Especialmente as crianças pequenas estavam com medo. Sabe, havia um caos e vê-se o fogo e o fumo. Foi muito assustador para todos nós."
Há turistas que já regressaram a casa. Alguns apanharam um avião no domingo e aterraram no aeroporto de Viena. Sentem-se aliviados por estarem seguros.
“Só trouxemos as coisas mais importantes. O nosso hotel foi totalmente destruído pelo fogo. Estamos felizes por regressar a casa," explica um turista austríaco.
Uma ordem de evacuação foi emitida para partes de Corfu, depois de um incêndio florestal irromper na parte norte da ilha na tarde de domingo.