"Teatro da Concórdia", com capacidade para 99 pessoas, encontra-se na província italiana de Perúgia. Com a pandemia de Covid-19 e as normas de distanciamento social tornou-se ainda mais intimista.
Dotado de camarotes, frisas e balcões cuidadosamente adornados, o Teatro da Concórdia, localizado em Monte Castello di Vibio, na província italiana de Perúgia, foi criado para receber óperas e concertos, mas é o tamanho, invulgarmente pequeno, que faz dele um atrativo turístico.
Anunciado como o mais pequeno teatro do mundo ao estilo italiano, recebe, desde 1808, 99 pessoas de cada vez, a cada espetáculo. A pandemia de Covid-19 tornou-o ainda mais intimista.
"O teatro tem capacidade para 99 pessoas. Neste contexto de prevenção anti-Covid 19 pode acolher apenas nove pessoas distanciadas na plateia. Ninguém tem o aos camarotes e frisas. Organizámos visitas guiadas com funcionários municipais, mas o nosso ponto forte foi sempre o voluntariado. Apoiaram-nos 15 voluntários, mas neste momento não podemos convidá-los por razões de segurança", refere Edoardo Brenci, diretor do teatro.
Séculos depois e graças a uma pandemia, o espaço parece finalmente dar sentido ao mote originalmente definido pelas famílias abastadas que financiaram a sua criação que defendiam que "a civilização não se mede em metros quadrados."