Um milhão de s, surgidas de três iniciativas, foram apresentadas ao congresso espanhol, exigindo a legislação sobre a prática da eutanásia.
O congresso espanhol recebeu um milhão de s a favor da eutanásia. A questão, latente na sociedade, voltou à ribalta na sequência da controversa prisão de Angel Hernandez, que ajudou a esposa, que sofria de esclerose múltipla, a acabar com vida.
Hernandez, que entretanto foi libertado, apoia o movimento e não tem dúvidas de que "é preciso aprovar a lei o quanto antes porque as pessoas estão em sofrimento e não podem aguentar mais".
Três iniciativas cidadãs lançaram petições à justiça, para que não condene Angel Hernandez e, à classe política, exigindo legislação. O congresso espanhol já debateu três leis sobre a eutanásia e não aprovou nenhuma.
A eutanásia é uma daquelas questões em que a sociedade parece mover-se mais rápido do que a política. Sondagens realizadas nas últimas décadas mostram inequivocamente um apoio popular de mais de 80% às leis que regulamentem a morte assistida.