O português subiu ao quarto lugar da geral.
Paulo Gonçalves (HERO MOTOSPORTS Team Rally) concluíu hoje a quinta etapa do Rali Rota da Seda na terceira posição e subiu ao quarto lugar da classificação geral da prova todo-o-terreno.
O português gastou mais 2m47s do que o vencedor da etapa, o britânico Sam Sunderland (RED BULL KTM Factory Racing), para completar os 337km, ao longo dos famosos trilhos de pedras e terra da Mongólia.
As motos completaram hoje a segunda fase da etapa especial de maratona.
Com o resultado de hoje, Paulo Gonçalves subiu ao quarto lugar da geral, a 21m10s de Sam Sunderland, que lidera a prova.
Sam Sunderland completou as duas fases da etapa especial de maratona na liderança e sem quaisquer percalços.
Joan Barreda (Monster Energy Honda Team), que começou hoje como terceiro classificado, teve um acidente com a sua Honda no quilómetro 122 ao tentar ultraar o argentino Luciano Benavides (RED BULL KTM Factory Racing). Apesar de grande parte do seu equipamento de navegação ficar completamente destruído, o espanhol conseguiu terminar a etapa, ao fim de três horas.
Domínio supremo da Toyota
Em carros, Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo) alcançou mais uma espetacular vitória, seguido do françês Mathieu Serradori (SRT Team), a 3m07s. O holandês segundo classificado da etapa de ontem, Eric Van Loon, teve que trocar uma roda que lhe custou tempo precioso terminando em terceiro. Na geral, Nasser Al-Attiyah continua na liderança, seguido do chinês Kun Liu (Shanxi Yunxiang Qimosport).
O regresso da KAMAZ
A KAMAZ regressou para ganhar a dobrar. O russo Andrey Karginov venceu hoje a etapa em camiões, seguido do compatriota Anton Shibalov.
O buggy pilotado pelo chinês Ping Sun (Shanxi Yunxiang Club) não permitiu a ultraagem ao camião de Airat Mardeev (KAMAZ) durante 60 quilômetros de percurso, e o russo terminou a etapa na quarta posição.
Um problema na pressão de uma roda atrasou o camião da MAZ do bielorusso Siarhey Viazovich, que continua no entanto a liderar na classificação geral.
Por sua vez, o colega de equipa Aleksei Vishnevsky perdeu um silenciador ao longo do caminho, terminando em sétimo.
Amanhã, sexta-feira, os pilotos enfrentam a sexta etapa, das dez previstas, entre Mandalgovi e Dalanzadgad, um percurso total de 411,75km.