Transporta 368 ageiros, tem ar condicionado e pode viajar a uma velocidade de 80km/h.
O elétrico mais comprido do mundo estreou-se numa linha que liga três cidades do sudoeste da Alemanha.
Ao longo das linhas da Região Metropolitana de Reno-Neckar, que inclui agens por Manheim, Ludwigshafen e Heidelberg, o elétrico gigante mede exatamente 58,61 metros de ponta a ponta - um recorde mundial.
Transporta 368 ageiros, tem ar condicionado e pode circular a uma velocidade de 80km/h.
Funcionando essencialmente como comboios metropolitanos, estes elétricos circularão em percursos urbanos e interurbanos. Graças ao seu design modular, pode ser dividido em secções para manutenção ou, até, para a criação de elétricos de diferentes comprimentos.
O veículo, que foi entregue à cidade de Mannheim em setembro, foi fabricado pelo Grupo Škoda, da Chéquia. Faz parte de um pacote de mais de 260 milhões de euros de elétricos encomendados pelo operador detransportes, que deverá ser totalmente entregue até ao final de 2026.
A rede da Região do Reno-Neckar (RNV) não é estranha ao estabelecimento de recordes no que toca ao comprimento dos seus elétricos. Na década de 1960, o seu veículo de 38,55 metros era também o elétrico mais longo do mundo na altura.
Anteriormente, o recorde era detido por um elétrico de nove secções e 55,9 metros de comprimento em Budapeste, que percorre a cidade desde 2016.
Qual é o comboio de ageiros mais comprido do mundo?
Estes elétricos extra-longos são ofuscados por comboios de comprimento recorde.
Em 2022, uma empresa ferroviária suíça estabeleceu o recorde do comboio de ageiros mais comprido do mundo, composto por 100 carruagens e 25 locomotivas, com um comprimento de 1.910 metros. No total, o comboio pesava quase 3.000 toneladas.
Como se isto não fosse suficientemente impressionante, circulou a cerca de 789 metros de altitude, desde Preda, ando por Bergün, até Alvaneu. A bordo, 4.550 lugares, mas - ao contrário dos elétricos rápidos - só podia circular a cerca de 30 a 35 km/h.
A viagem completa de 61 quilómetros ao longo da Linha Albula ,Património Mundial da UNESCO, demorou cerca de 46 minutos, percorrendo viadutos históricos e trilhos em espiral. O comboio foi inscrito no Livro dos Recordes Mundiais do Guinness pela sua incrível extensão.
A empresa Rhaetian Railway era a responsável pela concessão do comboio que bateu o recorde mundial em honra do 175.º aniversário dos Caminhos-de-Ferro Suíços, em 2022.