Presidente do Montenegro afirmou que o país espera "encerrar o maior número possível de capítulos" antes da próxima conferência intergovernamental da UE, organizada pela presidência polaca.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, elogiou os progressos realizados pelo Montenegro na via da adesão à UE durante a sua primeira visita oficial ao país, esta quarta-feira.
Exortou os dirigentes a manterem a dinâmica das reformas e a coordenação das políticas, em especial para apoiar a paz duradoura na Ucrânia.
Numa conferência de imprensa conjunta com o presidente montenegrino, Jakov Milatović, Costa elogiou os esforços de reforma do país e referiu que o Parlamento Europeu tinha "reconhecido esmagadoramente" os progressos do Montenegro no dia anterior.
"É agora crucial manter a abordagem, manter o foco no objetivo e não abrandar o progresso", afirmou Costa.
Referindo-se ao objetivo declarado do Montenegro de aderir à UE até 2028, descreveu-o como "um bom slogan", mas sublinhou a importância de alcançar esse marco o mais rapidamente possível.
Milatović saudou a visita de Costa como um forte sinal de apoio, não só para o Montenegro, mas para toda a região dos Balcãs Ocidentais. E sublinhou a importância do empenho da UE antes da próxima cimeira em Tirana.
"Esta reunião é uma continuação do diálogo que estamos a conduzir", afirmou Milatović. "O Montenegro orgulha-se do seu estatuto de líder na integração na UE. O objetivo é tornar-se o próximo membro até 2028".
Milatović também reiterou o alinhamento do Montenegro com a política externa da UE, particularmente em relação à guerra na Ucrânia.
"Desde o início da guerra, temos demonstrado um apoio político claro. Partilhamos a posição da UE de que a Ucrânia precisa de uma paz duradoura", afirmou.