O projeto europeu COMPOSE reúne conhecimentos interdisciplinares e boas práticas comprovadas para apoiar os responsáveis das cidades de pequena e média dimensão na luta contra a crise climática e na transição para as energias renováveis.
A 700 metros acima do nível do mar, Anogia é uma das aldeias habitadas a maior altitude de Creta, na qual é normal haver temperaturas negativas. O aquecimento é uma necessidade para os 2000 habitantes, muitos dos quais dependem do turismo e da pastorícia para ganhar a vida.
Há apenas uma década, a maioria das casas ainda utilizava lareiras tradicionais, que trouxeram o fumo para dentro das casas, poluíram o ar e contribuíram para a desflorestação das montanhas circundantes. Perante o aumento das necessidades energéticas, as preocupações ambientais e o impacto contínuo da crise económica grega, o município local começou a procurar alternativas sustentáveis e mais económicas.
Anogia participou no COMPOSE, uma iniciativa europeia que decorreu de 2016 a 2019 e apoiou projetos de energias renováveis em 11 regiões mediterrâneas. O foco do programa foi ajudar os municípios de pequena e média dimensão a ultraar os principais obstáculos, como a falta de pessoal, a escassez de financiamento e a falta de conhecimentos técnicos necessários para desenvolver e implementar planos de energia sustentável.
A iniciativa foi financiada maioritariamente através da política de coesão europeia, que cobriu quase 75 % do orçamento de 2,5 milhões de euros. O objetivo principal era aumentar a utilização de energias renováveis e reduzir as emissões de CO2 no Mediterrâneo, uma região que tem aquecido 20 por cento mais rápido do que a média mundial.
Perto dali, a cidade costeira de Rethymno também estabeleceu uma parceria com o COMPOSE para enfrentar os desafios de sustentabilidade causados pelo rápido crescimento urbano. A cidade introduziu um sistema de recolha de óleos alimentares usados que os transforma em biocombustível. Também instalou painéis solares para alimentar a câmara municipal e estações de carregamento para veículos elétricos.
"Acredito que a proteção do ambiente é uma responsabilidade coletiva. Ninguém deve partir do princípio de que vai ser outra pessoa a fazer o necessário", disse George Marinakis, presidente da Câmara, à Euronews.
Atualmente, o legado do projeto COMPOSE mantém-se através do guia online do COMPOSE, uma plataforma mantida por Stavroula e pelos seus alunos no Laboratório de Sistemas de Energia Renovável e Sustentável da Universidade de Creta.
Servindo simultaneamente de repositório de dados e de guia prático, oferece aos municípios e às partes interessadas uma abordagem simples e detalhada para adaptar as estratégias de atenuação das alterações climáticas às realidades locais.