O nível de alerta permanece elevado para a tempestade que afeta o norte e o centro de Itália: Lombardia e a Emilia-Romagna correm o risco de inundações devido à subida das águas do rio Pó.
O mau tempo continua a assolar a Itália: na quinta-feira, o noroeste foi atingido por ventos fortes, chuva intensa e granizo, provocando inundações em várias cidades e danos significativos, nomeadamente nas infraestruturas.
O setor dos transportes foi o mais atingido, com graves perturbações no tráfego e algumas zonas cortadas devido ao encerramento de estradas e autoestradas.
Na madrugada de sexta-feira, a tempestade começou a deslocar-se para as regiões nordeste e centro do país. As zonas mais afetadas incluem Piemonte, a Lombardia e o Veneto.
A Proteção Civil emitiu um alerta vermelho para esta sexta-feira na Lombardia e na Emilia-Romagna, devido à subida do nível das águas do rio Pó. Está em vigor um alerta laranja para duas outras zonas da Lombardia, tendo sido emitido um alerta amarelo em oito regiões.
Dois mortos na zona de Vicenza
Os corpos de dois homens desaparecidos foram encontrados na bacia de inundação de Trissino (Vicenza), depois de o seu carro ter sido engolido por um buraco em Valdagno causado pelo mau tempo. Foram identificados como Leone Nardon, 65 anos, e o seu filho sco, 34 anos.
Os corpos foram recuperados pelos bombeiros com poucas horas de diferença, após uma busca noturna, depois de os dois terem sido dados como desaparecidos na quinta-feira à noite. Pensa-se que estavam a caminho da Câmara Municipal como voluntários para ajudar na resposta de emergência, depois de terem ouvido falar das inundações generalizadas na zona.
“Envio as minhas condolências à família e à comunidade de Valdagno, que foi duramente atingida nesta Sexta-feira Santa por um fenómeno meteorológico extremo, tanto pela sua intensidade como pela quantidade de chuva que caiu”, afirmou Luca Zaia, presidente da Região do Veneto.
“Gostaria de agradecer à Proteção Civil regional, ao corpo de engenheiros de Vicenza, a todos os voluntários e às equipas de salvamento que estão atualmente a trabalhar no Vale do Agno e noutras áreas afetadas.”
Na região de Turim, foi registada outra vítima mortal: um carpinteiro reformado de 92 anos que ficou preso na sua casa em Monteu da Po e que se pensa ter morrido afogado.
De acordo com as primeiras estimativas, os danos causados pela tempestade no Piemonte podem ascender a dezenas de milhões de euros, disse Marco Gabusi, conselheiro regional da Proteção Civil.
“A chuva intensa já provocou deslizamentos de terras, inundações, evacuações e, infelizmente, a queda de uma ponte - esta é uma situação que exige a máxima atenção”, afirmou Gabusi.
Mais de 700 bombeiros estão no terreno a lidar com as águas das cheias, a remover as árvores caídas e a proteger as zonas afetadas pelos deslizamentos de terras, em especial nos arredores de Turim.
Alerta vermelho para as inundações do rio Pó
Foi decretado um alerta máximo para o risco de inundações fluviais na sequência das fortes chuvas. A principal preocupação é o rio Pó, que poderá transbordar na fronteira entre a Lombardia e a Emilia-Romagna, depois de ter subido quase cinco metros nas últimas 24 horas.
As previsões meteorológicas apontam para um regresso do sol esta sexta-feira e, em parte, no sábado, mas será apenas uma breve pausa: entre o Domingo de Páscoa e a Segunda-feira de Páscoa, prevê-se que a chuva regresse ao centro e ao norte de Itália, enquanto o sul deverá permanecer soalheiro.
Fortes nevões atingem Itália, França e Suíça
Fortes nevões atingiram os Alpes do Sul na quinta-feira, causando perturbações nas viagens e cortes de eletriidade.
Em França, os avisos de avalanche atingiram o nível cinco em locais como Chamonix, com relatos de queda de mais de um metro de neve em algumas zonas.
Na Suíça, a neve perturbou o transporte rodoviário e ferroviário e deixou várias zonas do cantão de Valais sem eletricidade. As escolas da região foram encerradas na quinta-feira por precaução.