No dia 18 de maio, a Polónia vai realizar eleições presidenciais, faltando apenas um mês para a primeira volta do escrutínio. As sondagens realizadas até à data sugerem que a primeira volta não terá um vencedor. Os dois candidatos enfrentar-se-ão na segunda volta, a 1 de junho.
Treze candidatos estão a concorrer às eleições. A Comissão Eleitoral Estatal recusou o registo de quatro candidatos: Dawid Jackiewicz, Wiesław Lewicki, Romuald Starosielc e Paweł Tanajno.
Nas últimas sondagens, o candidato da Plataforma Cívica, Rafal Trzaskowski, o candidato cívico apoiado pelo PiS, Karol Nawrocki, e o candidato e líder da Confederação, Slawomir Menzen, são os que reúnem maior apoio.
A última sondagem da Ipsos para o programa "19.30" e para a TVP Info mostra que Rafał Trzaskowski tem as melhores hipóteses de ganhar as eleições, com 28% de apoio, seguido de Karol Nawrocki, com 22%. Sławomir Mentzen surgem em terceiro lugar com 15% das intenções de voto.
Mais abaixo na lista está o candidato, Szymon Holownia, presidente do parlamento polaco, com 7% de apoio, e o líder do partido Razem, Adrian Zandberg, que conta com 6% de apoio.
O ritmo da campanha eleitoral está a aumentar e a atenção do público foi recentemente atraída para os debates presidenciais em Końskie. Um relatório de análise das redes sociais, elaborado pelo centro Res Futura, mostra que o segundo debate de sexta-feira foi o mais forte impulso político nas redes sociais na história da Polónia. A mensagem relacionada com o evento gerou mais de mil milhões de visualizações online.
"Tendo em conta o número de utilizadores da Internet na Polónia (cerca de 25 milhões), os conteúdos relacionados com o debate chegaram a cada utilizador ativo online, em média, 40 vezes durante este período", estimam os autores do estudo.
Calendário eleitoral
No próximo mês, que antecede as eleições, várias datas já conhecidas merecem especial atenção.
De 3 a 16 de maio, os programas eleitorais preparados pelas comissões eleitorais serão transmitidos gratuitamente na rádio e na televisão públicas. No dia 12 de maio, será realizado na televisão polaca um debate com todos os candidatos a presidente da Polónia.
A chamada "Grande Marcha dos Patriotas" da Plataforma Cívica está prevista para 25 de maio, entre a primeira e a segunda volta. A marcha terá início ao meio-dia.
No domingo, 27 de abril, realizar-se-á em Łódź uma convenção eleitoral do candidato apoiado pelo PiS, Karol Nawrocki, segundo anunciou na segunda-feira o seu chefe de gabinete Paweł Szefernaker.
O Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos da OSCE (ODIHR) está também a lançar uma missão de observação das eleições presidenciais na Polónia. O primeiro relatório sobre as observações preliminares deverá ser publicado duas semanas antes das eleições. A missão será liderada por Dunja Mijatović (Comissário do Conselho da Europa para os Direitos Humanos 2018-2024).
A Comissão Eleitoral Estatal lançou e está continuamente a atualizar um serviço de informação especial denominado "Eleição do Presidente da República da Polónia", onde os polacos podem aceder a várias informações, nomeadamente como votar em casa, no estrangeiro, por correspondência, fora do seu local de residência, bem como obter todas as informações atuais fornecidas pela comissão sobre as eleições.