Pontífice visitou a Basílica de São Pedro para ver pessoalmente alguns trabalhos de restauro realizados recentemente.
O Papa Francisco visitou esta quinta-feira a Basílica de São Pedro, uma deslocação que não tinha sido anunciada pelo pontífice, que chegou à basílica ao final da manhã.
Francisco pôde assim verificar o andamento do restauro de dois monumentos funerários, os dos Papas Paulo III e Urbano VIII, que serão apresentados sexta-feira.
Antes de se dirigir ao túmulo de Pio X , diante do qual se recolheu em oração, o Papa - sem o seu habitual hábito branco - encontrou-se com dois restauradores que se encontravam no local para efetuar os últimos retoques, mandou chamá-los pela gendarmeria vaticana e agradeceu-lhes pessoalmente.
No final da visita, Francisco, que se deslocou numa cadeira de rodas acompanhado pelo enfermeiro Massimiilano Strappetti, regressou à sua residência em Santa Marta. Como aconteceu recentemente, usava uma cânula nasal para receber oxigénio e estava envolto num poncho argentino.
O Papa Francisco continua em convalescença após uma longa estadia no Hospital Gemelli devido a graves problemas respiratórios. No entanto, na quarta-feira, teve mais um evento não planeado: um encontro com a realeza britânica, de visita a Roma.
Ainda não se sabe se o pontífice poderá participar diretamente nas celebrações da Páscoa devido ao seu estado de saúde. É difícil imaginar que possa assistir pessoalmente, por exemplo, à Via Sacra, bem como a outros ritos ao ar livre. Mas assume-se que poderá estar presente, pelo menos parcialmente, noutras situações.