Os oito reformados, todos com formação técnica, vão observar e relatar tudo, desde obras de construção pública ao estado dos parques e estradas.
No sul da Europa, muitos homens em idade de reforma têm um atempo favorito: observar pacientemente os estaleiros de construção com as mãos nas costas, comentando frequentemente a qualidade das obras.
Agora, a cidade italiana de Villasanta decidiu capitalizar o seu interesse - e os seus conhecimentos.
A cidade de cerca de 14.000 habitantes, perto de Monza, na região nordeste da Lombardia, recrutou oito "umarell" - um termo carinhoso para os homens no dialeto emiliano, que significa "rapazinho" - para observar e relatar todas as obras públicas na sua comunidade.
A iniciativa, lançada pelo presidente da Câmara Lorenzo Galli, tem por objetivo dar resposta à necessidade de um maior controlo da cidade em vários domínios, incluindo os estaleiros de construção, o estado das ruas e eios e a manutenção dos espaços verdes.
Os oito homens foram selecionados na sequência de um concurso público. Para serem escolhidos como "umarell" oficial da cidade de Villasanta, os candidatos tinham de demonstrar que eram reformados, que possuíam um diploma universitário e que tinham experiência em áreas técnicas.
Agora, todos eles estão registados como voluntários cívicos, o que também lhes dá cobertura de seguro. A sua primeira tarefa, segundo a Câmara Municipal de Villasanta, será "efetuar levantamentos que serão úteis nos próximos meses para o estudo do novo plano de tráfego urbano", noticiou a imprensa local.
A cidade também planeia contratar mais reforços, e o concurso continua aberto.
Apesar de algumas gozações, a maioria dos italianos vê o "umarell" com carinho.
Em 2017, a cidade de Bolonha deu a uma das suas praças o nome de "Piazetta degli Umarells" em sua homenagem, enquanto um calendário com fotografias de "umarell" em ação é uma recordação popular na cidade do norte de Itália.
Mais recentemente, os promotores imobiliários começaram a colocar painéis de vidro transparentes nas vedações dos seus estaleiros de construção para permitir que os homens prossigam o seu hobby.
Em janeiro, um laboratório de fabricação digital em Milão concebeu e produziu um "umarell de secretária", uma pequena estátua que o pode observar enquanto trabalha, afirmando, em tom de brincadeira, que ter um poderia "aumentar a sua produtividade em 10%".
O fenómeno está lentamente a ser reconhecido também a nível internacional. Em 2024, o Conselho da Língua da Suécia incluiu "umarell" na sua lista de palavras recentemente adoptadas.