O tremor de terra ocorreu às 3h29 e houve uma réplica às 4h50. Foi sentido em mais de 200 municípios espanhós. Em Portugal, o abalo foi sentido em Reguengos de Monsaraz.
Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter foi sentido em vários municípios espanhóis. O epicentro do terramoto foi na localidade sevilhana de Cazalla de la Sierra, uma pequena cidade com cerca de 4.000 habitantes.
De acordo com o Instituto Geográfico Nacional (IGN), de Espanha, as vibrações foram sentidas em cerca de 200 localidades das províncias de Huelva, Córdoba e Badajoz e terão sido registadas às 3h29 da madrugada de hoje, a uma profundidade de cerca de 10 quilómetros.
Abalo sentido em Reguengos de Monsaraz
O abalo também foi sentido na região alentejana de Reguengos de Monsaraz. De acordo com o IPMA, o sismo foi sentido com intensidade máxima II, na escala de Mercalli modificada, no concelho de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora.
"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais", escreve o comunicado da IPMA.
Sem danos ou feridos
Mais próximo do epicentro, também não foram registados danos ou feridos graves. No entanto, milhares de habitantes acordaram com grande preocupação e, como relataram nas redes sociais espanhola, viveram uma situação de pânico.
Os Serviços de Emergência 112 da Andaluzia registaram mais de 20 chamadas esta manhã, todas elas para notificar o terramoto, segundo informou esta manhã a Agência de Emergência da Andaluzia.
O que fazer em caso de sismo?
"A coisa mais importante em caso de terramoto é saber sempre como se comportar. Antes de acontecer, devemos ensaiar como atuar neste tipo de situação e ter em casa um estojo de primeiros socorros com água ou um rádio. Recomenda-se a fixação de prateleiras altas às paredes ", explica a porta-voz do 112 Andaluzia.
"Durante o terramoto, o principal conselho é ficar onde se está. Se estivermos num edifício, temos de ficar no interior, debaixo de uma estrutura sólida. Se estivermos no exterior, devemos ficar na rua", acrescenta numa mensagem partilhada pela agência nas suas redes sociais.