Antes das eleições federais na Alemanha, as notícias falsas e a propaganda gerada por IA estão a multiplicar-se na Internet.
À medida que se aproximam as eleições federais alemãs, os vídeos do TikTok que alegadamente mostram centenas de milhares de pessoas a marchar pela Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, tornaram-se virais.
O meio de comunicação social alemão Correctiv revelou que os vídeos tinham sido manipulados, como confirma uma investigação da Euro.
Os vídeos - publicados por uma série de contas de apoiantes da AfD - consistem em imagens de multidões acompanhadas de legendas que afirmam representar centenas de milhares de pessoas reunidas a favor do partido de extrema-direita.
Uma simples pesquisa no TikTok com palavras-chave como "pró-AfD" e "protesto" devolve uma série de vídeos do género.
A Euro submeteu os vídeos a uma série de detetores de imagens com IA. Apesar de muitos dos vídeos não serem gerados por IA, as imagens não são de manifestações pró-AfD, mas foram retiradas de outros eventos, incluindo protestos contra o partido alemão.
Em alguns vídeos do TikTok, os detetores de áudio da IA revelam que as bandas sonoras foram manipuladas. Em vários vídeos - como este - uma faixa de áudio gerada por IA de uma multidão a cantar "leste, leste, leste" substituiu o áudio original.
Embora este não seja um cântico tipicamente utilizado pelos apoiantes da AfD, os estados alemães orientais da Turíngia e da Saxónia são bastiões do partido.
As imagens de um vídeo parecem remontar a um protesto de janeiro de 2024 em Hamburgo, quando dezenas de milhares de pessoas marcharam contra a extrema-direita e não a favor da AfD.
Os protestos foram desencadeados pela indignação da opinião pública face à revelação de uma reunião secreta entre grupos de extrema-direita no nordeste da Alemanha.
Os membros do partido AfD estiveram entre os que participaram nas conversações, que se centraram na forma como milhões de imigrantes - incluindo os que têm cidadania alemã - poderiam ser sistematicamente deslocados para outro país, caso estes grupos chegassem ao poder.
Protestos em massa em toda a Alemanha
Nas últimas semanas, não se registaram reuniões do partido AfD ao ar livre com a presença de centenas de milhares de pessoas - o que mais uma vez sublinha o facto de estes vídeos do TikTok serem falsos.
No ado fim de semana, dezenas de milhares de pessoas saíram à rua na Alemanha, mas para protestar contra o líder da União Democrata-Cristã (CDU), Friedrich Merz, e a sua proposta parlamentar sobre regras de migração mais rigorosas. A proposta foi apoiada pela AfD, o que se revelou uma linha vermelha para muitos alemães.
Quanto às concentrações da AfD, em dezembro, 3.500 apoiantes - e não centenas de milhares - reuniram-se numa manifestação em memória do ataque ao mercado de Natal de Magdeburgo. O ataque com um carro armadilhado, perpetrado por um médico de origem saudita que tinha manifestado apoio a narrativas de extrema-direita na Internet, matou seis pessoas e feriu mais de 200.
No mês ado, Elon Musk, bilionário nascido na África do Sul, fez uma aparição surpresa num evento de campanha da AfD na cidade de Halle, no leste da Alemanha, ao qual assistiram 4.500 pessoas.
As notícias falsas e a propaganda gerada por inteligência artificial são uma preocupação crescente antes das eleições na Alemanha. Nas últimas semanas, as autoridades também alertaram para o facto de uma campanha de desinformação proveniente de Moscovo poder estar a tentar influenciar o seu resultado.