A caverna, que é Património Mundial da UNESCO, atraiu 90.000 turistas em 2024.
Famosa pelas suas estalactites, formações geológicas raras e curas para a asma, a Caverna Ballıca, na província de Tokat, no norte da Anatólia, na Turquia, atrai milhares de visitantes todos os anos.
Incluída na Lista Indicativa do Património Mundial da UNESCO, esta caverna atraiu 90.000 turistas em 2024. De acordo com a UNESCO, formou-se num período de tempo estimado em 3,4 milhões de anos.
O interior da gruta é constituído por pedras calcárias de cristal cársico, e as suas estalactites e estalagmites formaram-se ao longo de milhões de anos. É uma das maiores e mais magníficas cavernas da Turquia, preservando o seu mistério com secções que ainda não foram abertas aos visitantes, bem como partes que ainda não foram descobertas.
A Caverna Ballıca mantém uma temperatura média de 18 graus Celsius e um nível de humidade de 54%. Este facto, bem como os seus elevados níveis de oxigénio, tornam-na particularmente apelativa para doentes com asma e DPOC, uma vez que os ajuda a respirar mais facilmente.
Os estudos sobre a gruta começaram nos anos 80, seguindo-se exames sistemáticos e científicos na década seguinte. Muitos poços, abóbadas e fossos da caverna ainda estão a ser estudados.
Para saber mais, veja o vídeo acima.