As tropas russas estão a aproximar-se de Pokrovsk a partir do leste e do sul. De acordo com diferentes fontes, os militares encontram-se a uma distância de 1 a 3 quilómetros do centro logístico da cidade, situada no extremo ocidental da região ucraniana de Donetsk.
As tropas russas estão a aproximar-se de Pokrovsk, um importante centro logístico no extremo ocidental da região ucraniana de Donetsk.
De acordo com diferentes fontes, os militares russos encontram-se a uma distância de 1 a 3 km da cidade, que tem sido o principal alvo de Moscovo desde há meses.
O ministério da defesa do Reino Unido declarou que os soldados russos estão a aproximar-se do sul de Pokrovsk após a captura da aldeia de Shevchenko, a sul da cidade, a cerca de 4-5 km de distância. A aldeia de Shevchenko situa-se no cruzamento de duas rotas que conduzem a Pokrovsk.
A avaliação do ministério é que a Rússia continuará provavelmente a ganhar terreno em direção a Pokrovsk, enquanto continua também a avançar para oeste, para o centro da cidade.
O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) informou que, de acordo com bloggers militares russos, a Rússia expulsou as tropas ucranianas de Novotroitske, a sudoeste de Pokrovsk, e avançou nas áreas a sul, sudeste e sudoeste de Pokrovsk.
Desde o início de setembro, a Ucrânia transferiu forças adicionais para a zona, enquanto a Rússia não transferiu nenhuma das suas forças. Atualmente, ameaça cercar um grande grupo de forças ucranianas a sul da área principal.
Porque é que Pokrovsk é tão importante?
É difícil sobreavaliar a importância de Pokrovsk, tanto para a Ucrânia como para a Rússia.
Pokrovsk tem sido um dos bastiões da frente oriental da Ucrânia. A sua localização geográfica não só a torna indiscutivelmente um dos mais importantes centros logísticos, como também está extremamente próxima da retaguarda da luta da Ucrânia contra a invasão russa.
Dnipro, uma das maiores cidades da Ucrânia, com uma população de cerca de 1 milhão de habitantes, fica apenas a 2,5 horas de carro de Prokovsk. Para Kiev, perder Pokrovsk significaria também potencialmente conduzir a guerra mais perto da Ucrânia central e mais profundamente nas suas áreas mais protegidas.
Pokrovsk fica também a apenas 20 km da fronteira istrativa da região de Donetsk - uma área que o Kremlin tem tentado alcançar desde 2014, quando as forças russas procuram apoderar-se de toda a região de Donetsk e Luhansk.
Atualmente, Moscovo controla cerca de 60% da região de Donetsk.