O que podemos esperar da COP em Baku, em novembro?
No momento em que o Azerbaijão se prepara para acolher a COP29 em Baku, o presidente indigitado da conferência, Mukhtar Babayev, afirmou estar empenhado em organizar um evento inclusivo e voltado para a ação. Babayev convidou um vasto leque de partes interessadas, incluindo ONG, jovens, grupos nativos e instituições financeiras, a participar ativamente e a ajudar a conduzir as negociações.
O foco central da COP29 irá ser o financiamento climático, crucial para a implementação dos compromissos assumidos nas conferências anteriores. Babayev sublinhou a importância de rever as promessas feitas anteriormente de modo a garantir que estão a ser cumpridas.
O presidente indigitado falou também sobre o objetivo de manter o aumento da temperatura global abaixo dos 1,5 graus Celsius, uma tarefa que acredita só poder ser alcançada através de esforços conjuntos. Babayev acrescentou ainda que ele e a equipa estão empenhados em organizar uma COP de sucesso e em proporcionar aos países uma plataforma para os ajudar a estabelecer uma colaboração estreita durante estes tempos difíceis.