Descrita como uma "noite de música e solidariedade", a iniciativa FireAid realizar-se-á no final deste mês. A Disney, bem como organizações desportivas de Los Angeles, também prometeram disponibilizar dinheiro e começaram a angariar fundos para as vítimas dos incêndios florestais em Los Angeles.
Um concerto de beneficência para ajudar as vítimas dos incêndios florestais terá lugar na arena Intuit Dome, em Los Angeles, a 30 de janeiro.
O evento está a ser planeado por pesos pesados da música: Shelli, Irving e a família Azoff, em conjunto com a Live Nation e a AEG Presents.
Os organizadores afirmam que o dinheiro angariado ajudará as pessoas afetadas pelos incêndios e será utilizado para "reconstruir infraestruturas e apoiar as famílias deslocadas". Os donativos resultantes do FireAid também financiarão "o avanço das tecnologias e estratégias de prevenção de incêndios para garantir que LA está mais bem preparada para emergências causadas por incêndios".
Até à data, estima-se que 24 vidas tenham sido ceifadas, mais de 9.000 estruturas tenham sido destruídas e mais de 30.000 residentes tenham sido obrigados a abandonar as suas casas. Celebridades como Anthony Hopkins, James Woods, Julia Louis-Dreyfus, Mel Gibson, Paris Hilton e Mark Hamill viram as suas casas reduzidas a escombros.
De acordo com o Los Angeles Times, os incêndios florestais de Los Angeles são já uma das catástrofes naturais mais dispendiosas da história do país, com danos estimados em 57 mil milhões de dólares (cerca de 55 mil milhões de euros).
Ainda não foram divulgadas informações sobre o alinhamento ou os bilhetes para o FireAid, mas, tendo em conta que o concerto terá lugar dias antes dos Grammys, já se fala cada vez mais na possibilidade de artistas como Beyoncé, Taylor Swift ou Kendrick Lamar participarem no espetáculo.
Por outro lado, a Disney afirmou que vai doar 15 milhões de dólares para dar resposta aos incêndios e ajudar na reconstrução. A empresa anunciou que o dinheiro seria distribuído por váriqs entidades, incluindo a Cruz Vermelha Americana, a Fundação do Corpo de Bombeiros de Los Angeles e o Banco Alimentar Regional de Los Angeles.
"Walt Disney veio para Los Angeles com pouco mais do que a sua imaginação sem limites e foi aqui que escolheu construir a sua casa, perseguir os seus sonhos e criar histórias extraordinárias que significam tanto para tantas pessoas em todo o mundo. Orgulhamo-nos de prestar assistência a esta comunidade resistente e vibrante neste momento de necessidade", afirmou Bob Iger, diretor-executivo da Disney, em comunicado.
Além disso, as organizações desportivas de Los Angeles estão a unir-se para lançar uma linha de vestuário exibindo o logótipo personalizado "LA Strong", que irá angariar fundos para organizações que ajudam as pessoas afetadas pelos incêndios florestais.
A Fanatics anunciou que as t-shirts com o novo logótipo estarão disponíveis para compra nas lojas online das equipas e das ligas, bem como no site da Fanatics. A colaboração abrange oito ligas, a Universidade do Sul da Califórnia e o comité organizador dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 2028.