Bem-vindo(a) ao seu guia de cinema para 2025! Aqui estão as nossas escolhas para os filmes imperdíveis que chegarão em breve a um cinema perto de si.
É um novo ano e o calendário de lançamentos para 2025 parece muito prometedor.
Já tivemos excelentes títulos como Nosferatu, Ainda Estou Aqui,Maria e Babygirl, e nas próximas semanas serão lançados filmes nomeados para prémios como A Complete Unknown e A Real Pain.
Mais à frente, podemos esperar o regresso de realizadores populares; uma tonelada de filmes de super-heróis do MCU e do novo DCU; muitas sequelas(Wicked: For Good, Avatar: Fire And Ash, Jurassic World Rebirth, Zootopia 2); o ocasional filme biográfico (os filmes de Michael Jackson e Bruce Springsteen); e o que quer que seja o filme Minecraft.
Tal como acontece com a produção aparentemente interminável de programas de televisão eálbuns, manter-se a par pode ser avassalador. Com isto em mente, aqui estão os 25 filmes que aguardamos com expetativa na primeira metade de 2025 - por ordem cronológica - e com alguns potenciais títulos de Cannes e Veneza no final.
Estes são os filmes que não vai querer perder.
O Brutalista
Lançamento: Começa a ser exibido na Europa a 24 de janeiro
Tendo estreado no Festival de Cinema de Veneza do ano ado, a magistral saga americana de Brady Corbet é já um dos principais candidatos a prémios. Tendo ganho o prémio de Melhor Realizador, Melhor Ator e Melhor Filme (Drama) nosGlobos de Ouro, há todos os motivos para acreditar que poderá chegar à glória dos Óscares. Este épico do pós-guerra, que durou seis anos, é um filme de que Paul Thomas Anderson se orgulharia. Narrando a vida do fictício arquiteto judeu formado na Bauhaus, László Tóth (Adrien Brody), é uma história que comenta o sonho americano e a forma como este conceito lendário é, na realidade, uma ilusão alimentada pela inveja, pela xenofobia e pela preservação de um status quo que assegura que o privilégio permanece insular. Com uma excelente participação de um elenco de apoio que inclui Guy Pierce e Joe Alwyn, este é já um dos títulos imperdíveis de 2025.
O Amor Dói
Lançamento: 7 de fevereiro nos EUA - meados de fevereiro na maioria dos cinemas europeus
O maravilhoso Ke Huy Quan fez o seu grande (e animador) regresso a Hollywood com o filme vencedor de um Óscar, Everything Everywhere All At Once. Este ano, a antiga estrela infantil de Indiana Jones e o Templo da Perdição e Os Goonies regressa com uma comédia de ação em que interpreta um afável agente imobiliário cujo irmão, um senhor do crime muito menos afável, vem atrás dele. A seu favor está o facto de ser um antigo assassino de aluguer. Comédia + artes marciais + a deliciosa presença de Quan no ecrã? É só inscrever-nos.
Bridget Jones: Mad About The Boy
Lançamento: 14 de fevereiro
Baseado no romance homónimo de Helen Fielding, de 2013, e chegando mesmo a tempo do Dia dos Namorados, o quarto filme de Bridget Jones traz de volta Renée Zellweger, Hugh Grant, Colin Firth (spoiler: como um fantasma) e Emma Thompson para mais um capítulo da solteira mais famosa de Londres. A acompanhá-la estão dois novos interesses amorosos, interpretados por Chiwetel Ejiofor e Leo Woodall. Como é que Bridget vai enfrentar a piscina dos encontros como mãe? E será que esta quarta aventura vai redimir a pobre Bridget Jones's Baby? Não falta muito para descobrir.
O Macaco
Lançamento: 21 de fevereiro
Depois do sucesso de bilheteira de Pernas Longas, do ano ado, Osgood Perkins regressa com uma adaptação do conto homónimo de Stephen King, de 1980, sobre um macaco de brincar amaldiçoado. O material de origem é sólido, mas não podemos negar que, mesmo que Pernas Longas se tenha tornado o filme de maior bilheteira de sempre da Neon, não ficámos assim tão entusiasmados. A internet perdeu a cabeça por causa de pouco e, embora tenha sido divertido, esperamos que The Monkey - protagonizado por Theo James, Elijah Wood e Tatiana Maslany - possa proporcionar emoções de terror sólidas que não dependam apenas de campanhas de marketing reconhecidamente impressionantes.
Mickey 17
Lançamento: 7 de março
Atrasado e remarcado inúmeras vezes, a tão esperada continuação do filme de Bong Joon-ho, Parasite, que bateu o Óscar, está finalmente a chegar... E os participantes da Berlinale deste ano vão poder vê-lo primeiro, já que o festival garantiu a sua estreia. Ambientado num futuro distópico, Mickey 17 conta com Robert Pattinson no papel de um viajante espacial que concorda em ser clonado infinitamente cada vez que o apaga. No entanto, quando se depara com uma outra versão de si próprio, a merda atinge verdadeiramente o ventilador para os dois "descartáveis". Baseado no romance de Edward Ashton, a deliciosa premissa faz lembrar Moon de Duncan Jones com um toque de comédia negra. Há todos os motivos para ficar entusiasmado, especialmente porque o cineasta sul-coreano já provou que é capaz de fazer espectáculos(The Host), distopia(Snowpiercer) e é excelente quando se trata de fundir humor e comentário social(Okja, Parasite).
Saco Preto
Lançamento: 14 de março
Depois do subestimado Haywire, de 2011, Steven Soderbergh regressa ao mundo da espionagem com Black Bag. Este filme é protagonizado por Michael Fassbender e Cate Blanchett como dois espiões casados que estão prestes a entrar numa fase difícil quando a personagem de Blanchett é suspeita de ser uma traidora. Smith com um elenco de estrelas que inclui Pierce Brosnan e Naomie Harris, antigos membros de Bond, bem como a aspirante a Bond Regé-Jean Page. Além disso, Fassbender está atualmente a arrasar na série de thriller de espionagem The Agency, pelo que esta pode ser mais uma prova de que ele é verdadeiramente o 007 que escapou.
Guerra
Lançamento: TBC - Rumores: abril
Apenas um ano depois de Guerra Civil, Alex Garland junta-se a Ray Mendoza para mais um thriller militar. Mendoza, um antigo SEAL da Marinha, foi supervisor militar em Civil War, e Warfare baseia-se nas suas experiências durante a Guerra do Iraque. Tendo em conta o quanto Guerra Civil fez tremer as nossas entranhas e nos deixou atordoados devido à sua descrição exacta do conflito, este próximo filme da A24 promete ser um thriller visceral, com as botas no chão, que necessitará de um sistema de som adequado para obter o máximo efeito.
Pecadores
Estreia: 18 de abril
Os vampiros estão na moda mais uma vez, já que em 2025 foi lançado o excelente Nosferatu.* Embora esse filme tenha sido uma representação exacta do famoso Conde Orlok, Sinners tem uma abordagem diferente ao caos dos sugadores de sangue. Dirigido por Ryan Coogler(Pantera Negra, Creed) e estrelado pelo amuleto do cineasta Michael B. Jordan, este não será um remake ou baseado em qualquer material de origem existente. Não foram revelados todos os detalhes do enredo, mas sabemos que Sinners diz respeito a irmãos gémeos que estão a descobrir uma presença sombria na sua cidade do início do século XX. Esperamos que seja um gótico sulista aterrorizante com muito sangue.
A Big Bold Beautiful Journey
Lançamento: 9 de maio
Até agora, o realizador sul-coreano Kogonada ainda não fez um filme mau. Mais do que isso, Columbus, de 2017, e After Yang, de 2021, são clássicos modernos. Será que vai ser a terceira vez que terá sorte com A Big Bold Beautiful Journey? Parece prometedor. Tudo o que sabemos é que se trata de uma fantasia romântica protagonizada por Margot Robbie, Colin Farrell e Jodie Turner-Smith, e que apresenta um carro abençoado com um GPS mágico. Não perguntes. Mal podemos esperar para ver como Kogonada funde a sua sensibilidade contemplativa com um conceito central surrealista.
Destino Final: Bloodlines
Lançamento: 16 de maio
Tudo começou há 25 anos, por isso faz sentido que o franchise Final Destination regresse a tempo do seu quarto de século de aniversário. Para o sexto episódio, que tem como protagonista o falecido Tony Todd no seu último papel no grande ecrã como William Bludworth, vamos presumivelmente ser brindados com mais um conjunto de elaborados acidentes anormais - incluindo uma agulha de tatuagem no olho - e um grupo infeliz a tentar escapar aos desígnios da Morte. Quando é que eles vão aprender?
Mission: Impossível - O Ajuste de Contas Final
Lançamento: 23 de maio
Cartas na mesa: pensámos que o primeiro capítulo de Mission: Impossível - O Ajuste de Contas Final, Dead Reckoning de 2023, foi um grande o em relação ao ponto alto da franquia de Fallout de 2018. Mas nunca subestime Tom Cruise e o seu franchise de longa duração. Prometendo concluir as linhas de enredo introduzidas em Dead Reckoning, esta oitava aventura (e possivelmente a última de Cruise?) irá, esperamos, superar a sua antecessora e lembrar a todos porque Cruise é o rei da bilheteira. Desde que haja menos antagonistas de IA em forma de esfíncter e mais acrobacias que desafiam a morte, ficaremos mais felizes.
28 Anos Depois
Lançamento: 20 de junho
Os fãs ousaram esperar que houvesse uma terceira parte dos filmes de mortos-vivos que assustavam os espectadores com hordas de zombies velozes. E eis que a equipa original de 28 Days Later está de volta para 28 Years Later! As coisas boas vêm para aqueles que esperam, e tudo isso. O realizador Danny Boyle e o argumentista Alex Garland estão a jogar com nomes como Aaron Taylor-Johnson, Jodie Comer e Ralph Fiennes para o fecho desta trilogia. Se o teaser trailer e a narração de um poema arrepiante servirem de referência, estamos perante um espetáculo. Rumor confirmado: Foi filmado no iPhone 15. Rumor desmascarado: Apesar do que foi noticiado, Cillian Murphy não vai regressar para este filme. No entanto, poderá regressar na nova trilogia planeada.
F1
Lançamento: 27 de junho
Joseph Kosinski impressionou com as suas lutas de cães cheias de adrenalina em Top Gun: Maverick, por isso há todas as razões para assumir que o realizador pode proporcionar as mesmas emoções quando se trata de corridas de Fórmula Um. Com Brad Pitt no papel de um antigo piloto que regressa à competição para treinar um jovem piloto com a forma de Damson Idris (soa familiar?), este filme de ação não ganha pontos por se manter fiel à fórmula testada e comprovada. No entanto, considerando que F1 foi filmado em circuitos de corrida reais e apresenta pilotos de F1 reais, esperemos que este seja mais Rush e menos Gran Turismo.
Comédia sem título de Trey Parker / Matt Stone / Kendrick Lamar
Lançamento: 4 de julho
Sim, leste bem. Depois de um ano de sucesso para o poeta laureado do hip-hop, Kendrick Lamar juntou-se aos criadores de South Park para uma comédia certamente polémica sobre um homem negro que estagia como reencenador de escravos num museu de história viva. Lá, ele faz a descoberta incómoda de que os anteados da sua namorada branca já foram seus proprietários. Lamar é o produtor e há todas as razões para pensar que poderá ser o protagonista deste que é o primeiro filme de Parker e Stone desde Team America: Polícia Mundial. Poderá esta ser a comédia mais audaciosa de 2025? Parece que sim.
Superman
Lançamento: 11 de julho
Não há como escapar a este. O último filho de Krypton regressa ao grande ecrã no novo Universo DC de James Gunn. Anunciado como um filme sincero do Super-Homem, na mesma linha dos filmes de Christopher Reeves (por oposição aos dias negros de Zack Snyder), o primeiro trailer parece prometedor. David Corenswet é o novo Homem de Aço, confrontado com um novo Lex Luthor (Nicholas Hoult) e apaixonado por uma nova Lois Lane (Rachel Brosnahan). A ele junta-se também uma panóplia de outros super-heróis, o que nos deixa preocupados com o excesso de construção do universo. Ainda assim, Krypto, o super-cão, está aqui e já é um bom rapaz, sim, ele é, hmm hmm hmm.
O Quarteto Fantástico: Primeiros os
Lançamento: 25 de julho
Vai ser um ano atarefado para a Marvel, especialmente em comparação com 2024, que apenas teve Deadpool e Wolverine na sua lista de lançamentos. 2025 é um regresso ao ritmo de cansaço dos super-heróis com três projectos, incluindo Captain America: irável Mundo Novo e Os Thunderbolts. No entanto, o que nos deixa mais curiosos é The Fantastic Four: Primeiros os. Em primeiro lugar, porque vai disputar a coroa de bilheteira com o Super-Homem da DC; em segundo lugar, porque o Quarteto Fantástico é a bête noire da Marvel. Tentaram vezes sem conta fazer as coisas bem, mas nenhum filme fez justiça à Primeira Família da Marvel. Nem a versão de baixo orçamento de Roger Corman de 1994; nem os filmes de Tim Story de 2005 e 2007; e certamente não o terrível Fant4stic de Josh Trank em 2015. Será que esta nova versão, protagonizada pelo omnipresente Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Joseph Quinn e Ebon Moss-Bachrach, vai finalmente quebrar a maldição da FF?
Wake Up Dead Man: Um Mistério de Knives Out
Lançamento: TBA
O terceiro mistério de Benoit Blanc chega à Netflix em algum momento deste ano - e apostamos que será no primeiro semestre de 2025. Depois de Knives Out e Glass Onion, esta nova aventura de investigação conta com a participação de Daniel Craig e de um novo grupo de suspeitos, incluindo respiração profunda Josh Brolin, Jeremy Renner, Kerry Washington, Andrew Scott, Mila Kunis, Josh O'Connor e Glenn Close. Ninguém sabe nada sobre o mistério (e é assim que nós gostamos); só esperamos que a Netflix pare de brincar e permita que Wake Up Dead Man tenha um lançamento prolongado nos cinemas. Esta série mereceu-o.
Frankenstein
Lançamento: TBA
Outro título da Netflix, que mostra que o gigante do streaming vai ter um bom ano. Também vão lançar o projeto de paixão de Guillermo del Toro, que há muito se arrastava: a sua adaptação de "Frankenstein" de Mary Shelley, com Oscar Isaac no papel de Dr. Frankenstein e Jacob Elordi como o seu monstro. Parabéns à Netflix por fazer isto acontecer; e, mais uma vez, que se lixem os seus olhos vermelhos se negarem a este filme o lançamento no grande ecrã que merece. Netflix - GDT, o mestre de todas as coisas maravilhosas e estranhas, ganhou-vos um Óscar por Pinóquio - recompensem-no com um lançamento no cinema!
O Esquema Fenício
Lançamento: TBA (Cannes?)
Depois do medíocre Asteroid City in 2023 e de quatro excelentes curtas de Roald Dahl, Wes Anderson vai lançar a sua mais recente oferta este ano. The Phoenician Scheme é uma comédia de espionagem centrada numa relação entre pai e filha e, como Wes quer, o elenco está recheado: Benicio del Toro, Michael Cera, Riz Ahmed, Tom Hanks, Benedict Cumberbatch, Scarlett Johansson, Charlotte Gainsbourg, Willem Dafoe, Bryan Cranston e Bill Murray, naturalmente. Ainda não há data de estreia, mas é muito provável que apareça em Cannes, em maio.
Alfa
Lançamento: TBA (Cannes?)
O que quer que Alpha seja, injecte-o nos nossos olhos rapidamente. O terceiro filme da diretora sa Julia Ducournau, depois do notável Grave (Raw) e do vencedor da Palma de Ouro Titane, é estrelado por Tahar Rahim e Golshifteh Farahani. O enredo é pouco conhecido, mas é considerado o projeto mais pessoal da realizadora até à data. Se estiver com vontade de apostar, as probabilidades são altas de um lugar na competição de Cannes em maio.
Duse
Lançamento: TBA (Cannes?)
Duse, do autor italiano Pietro Marcello, é um filme biográfico da diva do palco italiano do século 19, Eleonora Duse. É estrelado por Valeria Bruni Tedeschi no papel-título e pela maravilhosa Noémie Merlant como sua filha. Merlant mencionou o projeto na nossa entrevista com ela para The Balconettes do ano ado, e estamos ansiosos por ver como soa o seu sotaque italiano! É uma aposta segura que Duse vai estrear na Croisette, já que Scarlet de Marcello abriu a Quinzena dos Realizadores de Cannes em 2022.
Filme sem título de Paul Thomas Anderson
Lançamento: TBA (Cannes?)
Há rumores de que o novo filme de Paul Thomas Anderson se intitula The Battle of Baktan Cross e é inspirado no romance pós-moderno de Thomas Pynchon, "Vineland". O filme será protagonizado por Leonardo DiCaprio, Sean Penn, Regina Hall, Benicio del Toro e Alana Haim. Tendo em conta a forma brilhante como Anderson adaptou "Inherent Vice" de Pynchon, estamos muito entusiasmados. A data de estreia foi fixada para 8 de agosto. Será que é demasiado esperar que Cannes o agarre?
Franz
Lançamento: TBA (Veneza?)
A célebre cineasta polaca Agnieszka Holland impressionou Veneza em 2023 com o seu controverso mas imperdível drama sobre refugiados The Green Border, por isso esperamos que ela volte ao Lido este ano com o seu filme biográfico de Frank Kafka. O papel principal será interpretado pelo recém-chegado alemão-israelita Idan Weiss e, de acordo com uma declaração do realizador, Franz irá destacar fragmentos da vida de Kafka e examinar o seu legado atual na sua cidade natal, Praga, e não só.
Depois da Caça
Lançamento: TBA (Veneza?)
O magistral Luca Guadagnino parece nunca fazer uma pausa. Depois de Challengers e Queer, no ano ado, já está programado o seu regresso com um thriller centrado num professor universitário que tem um segredo obscuro que ameaça ser exposto por um aluno famoso. Numa entrevista recente com Marc Maron no seu podcast WTF, Guadagnino descreveu After The Hunt como sendo "oportuno" e falando dos tempos actuais. Protagonizado por Julia Roberts, Michael Stuhlbarg, Andrew Garfield e Ayo Edebiri, e com outra banda sonora de Trent Reznor e Atticus Ross, mal podemos esperar por este filme. O filme está a ser preparado, por isso há todas as razões para esperar que chegue em breve. Se estará ou não pronto para Cannes é outra questão... Se não, Veneza, por favor. Por favor.
Bugonia
Lançamento: TBA (Veneza?)
Outro cineasta que parece não acreditar em férias... Tal como Guadagnino, Yorgos Lanthimos fez dois filmes em 2024: o vencedor de um Óscar, Poor Things, e Kinds of Kindness, este último um regresso às suas raízes gregas da Weird Wave. Para o seu próximo filme, reúne-se com Emma Stone para um remake em inglês do filme sul-coreano de 2003 " Save The Green Planet!", em que dois loucos por conspirações raptam um diretor executivo que acreditam ser um extraterrestre decidido a destruir a Terra. O filme tem estreia marcada para 7 de novembro, por isso estamos a contar que apareça no alinhamento de Veneza.
Aqui está.
Por que filmes está mais ansioso? Diga-nos - e veja o nosso Olhar Cultural com os Livros, Programas de TV, Moda, Álbuns e Exposições mais esperados de 2025.