Dolan também criou a Cablevision e a AMC Network, e mais tarde foi proprietário do Madison Square Garden e do Radio City Music Hall. Morreu de causas naturais aos 98 anos.
Charles F. Dolan, que fundou algumas das mais proeminentes empresas de media dos EUA, incluindo a Home Box Office Inc. e a Cablevision Systems Corp, morreu aos 98 anos.
Segundo um comunicado da família, Dolan morreu de causas naturais, noticiou o Newsday.
"É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso querido pai e patriarca, Charles Dolan, o visionário fundador da HBO e da Cablevision", refere o comunicado.
O legado de Dolan na radiodifusão por cabo inclui o lançamento em 1972 da Home Box Office, mais tarde conhecida como HBO, e a fundação da Cablevision em 1973 e da estação de televisão American Movie Classics, em 1984. Ele também lançou o News 12 na cidade de Nova York, o primeiro canal a cabo 24 horas para notícias locais nos EUA, explica o Newsday.
O nativo de Cleveland, que abandonou a Universidade John Carroll nos subúrbios de Cleveland, concluiu a venda da Cablevision à Altice, uma empresa europeia de telecomunicações e cabo, por 17,7 mil milhões de dólares em junho de 2016.
Dolan, cuja residência principal se situava em Cove Neck Village, em Long Island, Nova Iorque, também detinha participações de controlo em empresas que eram proprietárias do Madison Square Garden, do Radio City Music Hall e das franquias desportivas New York Knicks e New York Rangers.
James L. Dolan, um dos seus filhos, foi diretor executivo da Cablevision de 1995 até à sua venda à Altice em 2016. Atualmente, é presidente executivo e diretor executivo da Madison Square Garden Sports Corp. A empresa detém os Knicks e os Rangers, entre outras propriedades, de acordo com o sítio Web da MSG Sports.
Uma declaração da MSG Entertainment, MSG Sports e Sphere Entertainment recordou a "visão" de Dolan.
"A visão do Sr. Dolan construiu a base para as empresas que somos hoje e, como membro dos nossos Conselhos de istração, continuou a ajudar a moldar o nosso futuro. O impacto que teve nos meios de comunicação social, no desporto e nas indústrias do entretenimento, incluindo como fundador da Cablevision e da HBO, é incomensurável", refere o comunicado. "Não esperamos que isto altere, direta ou indiretamente, a propriedade da família Dolan".
O Newsday, que a Cablevision comprou em 2008, também ou para o controlo da Altice com a venda. Patrick Dolan, outro filho de Charles Dolan, liderou um grupo que recomprou 75% do Newsday Media Group em julho de 2016. Patrick Dolan adquiriu então os restantes 25% em 2018.
Na altura da sua morte, Charles Dolan e a sua família tinham um património líquido de 5,4 mil milhões de dólares, segundo a Forbes.
Dolan foi um dos fundadores e presidente emérito da Fundação Lustgarten em Uniondale, Nova Iorque, que realiza investigação sobre o cancro do pâncreas.
Dolan tem seis filhos, 19 netos e cinco bisnetos. A sua mulher, Helen Ann Dolan, morreu em 2023.