Daniel Heath e William Lawrence itiram ter cometido atos de vandalismo depois de, em estado de embriaguez, terem partido e roubado, metade de uma estátua do urso Paddington durante uma saída noturna.
Dois engenheiros da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF) que partiram uma estátua do urso Paddington quando estavam bêbados numa saída noturna foram criticados por um juiz na terça-feira por serem a "antítese" de tudo o que o urso representa.
Daniel Heath e William Lawrence, ambos de 22 anos, itiram no Tribunal de Reading que foram responsáveis pelo ato de vandalismo que aconteceu a 2 de março em Newbury, a cidade natal do criador de Paddington, Michael Bond.
A dupla foi condenada a cumprir 12 meses de serviço comunitário e a pagar, cada um, uma multa de 2 725 libras esterlinas (3 263 euros) pela reparação da estátua danificada.
"O urso Paddington é um ícone cultural muito apreciado por crianças e adultos", disse o juiz distrital, Sam Goozee, aquando da sentença.
"Ele representa a bondade, a tolerância e promove a integração e a aceitação na nossa sociedade. ... As vossas ações foram a antítese de tudo o que Paddington representa".
As imagens de videovigilância exibidas em tribunal mostraram Heath e Lawrence a tentar levantar a estátua de Paddington de um banco em Newbury.
A dupla partiu a estátua ao meio e levou uma parte num táxi de volta para a base da RAF Odiham, onde foi mais tarde encontrada, no interior carro de Lawrence.
Goozee disse que o crime "só podia ser descrito como um ato de vandalismo arbitrário" e que os dois não tinham conseguido manter o respeito e a integridade que se esperam dos militares.
O juiz observou que a etiqueta no casaco de Paddington diz: "Por favor, cuide deste urso".
O advogado de defesa dos arguidos, Tom Brymer, disse que eles estavam "extremamente envergonhados com as suas ações".
"São dois homens que são muito diferentes do que vemos nas imagens do circuito fechado de televisão", disse ao tribunal.
Um porta-voz da Força Aérea Real britância disse que o serviço iria considerar as conclusões do tribunal, mas que qualquer disciplina não seria divulgada porque se trataria de um assunto privado.
A estátua do urso, com o seu casaco azul e chapéu vermelho caraterísticos, que segura uma sanduíche de marmelateda foi uma das 23 instaladas no outono ado como parte de um percurso de Paddington por toda a Inglarr, de forma a assinalar o lançamento do filme Paddington no Peru.
A estátua está a ser reparada e será reinstalada em breve, de acordo com o Newbury Business Improvement District.