O dispositivo será utilizado para oferecer tratamento de reabilitação física a pessoas em situação de sem-abrigo.
Na manhã desta sexta-feira, o Papa Francisco recebeu a presidente de Malta, Myriam Spiteri Debono, e o seu marido no Palácio Apostólico do Vaticano.
Durante o encontro, que durou 20 minutos, abordaram temas de relevância internacional, como os desafios ligados à migração, o conflito entre Israel e a Palestina, bem como a Rússia e a Ucrânia.
A presidente maltesa ofereceu ainda ao Papa um aparelho de tecarterapia (em inglês, Capacitative and Resistive Energy Transfer). Em causa, uma modalidade de terapia que recorre a correntes elétricas de média frequência para potenciar a reabilitação dos tecidos do corpo humano.
O aparelho será utilizado no ambulatório do Dicastério para o Serviço da Caridade do Vaticano. O objetivo é oferecer tratamento de fisioterapia e reabilitação física a pessoas em situação de sem-abrigo, que muitas vezes sofrem de inflamações e dores músculo-esqueléticas devido às condições em que vivem.
O Papa Francisco recebeu também um cesto de presentes com produtos típicos de Malta.
Em troca, o Papa ofereceu à chefe de Estado de Malta uma escultura em cerâmica, um livro ilustrado sobre o Palácio Apostólico, uma coleção de documentos papais e uma versão assinada da sua mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano.