A Rússia atacou a cidade ucraniana de Odessa com mísseis por volta das 14 horas locais de sexta-feira. No sábado, 101 drones ucranianos foram destruídos sobre as regiões de Krasnodar, segundo o Ministério da Defesa Russo.
O Ministério da Defesa russo disse no sábado que 101 drones ucranianos foram destruídos sobre as regiões russas, tendo sido anunciadas evacuações na região de Krasnodar devido às chamas provocadas pelos destroços.
De acordo com o mesmo ministério, 53 drones foram abatidos sobre a região de Bryansk, 18 sobre a região de Krasnodar, cinco sobre a região de Kaluga, três sobre as regiões de Tver e Belgorod, um sobre as regiões de Smolensk e Kursk, na Crimeia, e outros 16 sobre as águas do Mar de Azov.
No distrito de Tikhoretsky, no Território de Krasnodar, deflagrou um incêndio devido à queda de destroços de um UAV, que "se transformou em explosivos" e começou a detonar, informou o governador Veniamin Kondratiev. Os residentes da aldeia vizinha estão a ser temporariamente retirados para povoações mais próximas. Não há, até ao momento, registo de vítimas entre os residentes da zona.
Vários canais russos no Telegram, em particular o "Military Informant", escreveram que um paiol com munições tinha sido atingido.
O governador da região de Kursk, Alexei Smirnov, disse que, para além do drone, foram abatidos seis outros mísseis sobre a região. Smirnov não deu qualquer informação sobre as consequências.
Segundo as autoridades locais, não houve vítimas ou danos nas regiões de Bryansk, Kaluga e Smolensk, e não foram registadas consequências nas regiões de Belgorod e Tver, bem como na Crimeia.
Contudo, em Tver, a estação ferroviária de Staraya Toropa foi evacuada após um ataque de drones ao distrito de Toropets, que anteriormente foi palco de um incêndio em grande escala num depósito de munições.
Três mortos após ataque russo
Em Kryvyy Rih, um ataque matou pelo menos três pessoas e feriu outras três. De acordo com o chefe do Conselho de Defesa da cidade, Oleksandr Vilkul, o ataque atingiu uma zona residencial. Entre as vítimas mortais encontravam-se um adolescente de 17 anos e duas mulheres idosas.
Ataques com mísseis à cidade ucraniana de Odessa feriram quatro pessoas
A imprensa local refere que a Rússia lançou na sexta-feira mísseis balísticos Iskandar-M, danificando infraestruturas portuárias e civis, bem como um navio civil com bandeira de Antígua e Barbuda.
O alerta de ataque aéreo foi dado por volta das 14 horas locais e as primeiras explosões foram ouvidas pouco depois.
Odessa e outras regiões do sul da Ucrânia são alvos regulares de ataques com mísseis e drones russos.
Mais de 70.000 pessoas que combateram nas forças armadas russas morreram na Ucrânia, de acordo com uma contagem independente efetuada pelo portal online Mediazona.
No entanto, o Estado-Maior ucraniano informa que a Rússia perdeu mais de 639 000 soldados desde o início da sua invasão em grande escala da Ucrânia.
Zelenskyy visita Washington na quinta-feira
O Presidente ucraniano Volodymr Zelenskyy vai a Washington na próxima quinta-feira para conversações com o Presidente dos EUA, Joe Biden, e a Vice-Presidente Kamala Harris.
Espera-se que faça pressão para que os EUA autorizem a Ucrânia a utilizar armas fornecidas pelo Ocidente para atacar mais profundamente a Rússia.
Os responsáveis norte-americanos afirmaram ter pedido à Ucrânia que explique claramente os seus objetivos de combate para decidirem sobre o levantamento das restrições ao armamento de longo alcance.