Os especialistas suspeitam que o magma já se infiltrou por baixo da cidade de Grindavík e temem que ela seja destruída pela erupção vulcânica.
A Islândia prepara-se para uma grande erupção vulcânica, que pode ocorrer dentro de horas ou dias. Da meia-noite até ao início da tarde desta segunda-feira foram registados mais de 590 sismos no país. A população teme o futuro.
Viktor Bulka, residente na cidade de Grindavík diz: "É uma situação terrível, mas tento manter-me calmo. Não tenho a certeza do que vai acontecer, e essa incerteza é o pior."
Mateusz Droszkowski, imigrante polaco, residente em Grindavík lamenta: "Comprámos uma casa aqui no ano ado. Investimos tudo o que tínhamos e vendemos a nossa casa na Polónia. Queríamos começar uma nova vida. Agora há muita incerteza, temos uma hipoteca elevada e não sabemos se os bancos ou as companhias de seguros nos vão ajudar ou apoiar de alguma forma."
Especialistas do Grupo de Vulcanologia e Riscos Naturais do Sul da Islândia suspeitam que o magma já se infiltrou por baixo da cidade de Grindavík e temem que ela seja destruída pela erupção vulcânica.
A Islândia espera a erupção vulcânica mais destrutiva em meio século.