Hong Kong tem milhares de pessoas em confinamento para travar um novo surto de covid-19. Campanhas de testes ao vírus decorrem em alguns locais na China.
Milhares de pessoas em Hong Kong vão ter de ficar em casa durante o fim de semana. O território chinês está a ar pelo primeiro confinamento sanitário desde o início da pandemia de covid-19. A medida abrange cerca de 10 mil habitantes de Jordan, um dos bairros mais pobres e povoados da região, onde foi registado um surto.
Para travar os contágios, as autoridades estão a levar a cabo uma campanha de testes em massa. Ninguém está autorizado a sair de casa sem um resultado negativo.
Também Pequim quer despistar novos casos de infeção, sobretudo após a suspeita de uma nova estirpe de coronavírus estar a ser propagada.
Cabinas de teste foram improvisadas ao ar livre, o objetivo é testar dois milhões de habitantes em 48 horas.
Em Tonghua, no nordeste do país, um centro de quarentena com quase duas mil camas está a ser terminado, à semelhança de um outro campo, com quatro mil quartos, em Shijiazhuang, mais perto da capital. De acordo com as autoridades, as instalações vão acolher pessoas que estiveram o direto com infetados.